Maranhão registra 1.206 mortes por coronavírus em abril e média diária fica em 40 óbitos ; foram registradas mais 39 mortes nas últimas 24 horas

 Maranhão registra 1.206 mortes por coronavírus em abril e média diária fica em 40 óbitos ; foram registradas mais 39 mortes nas últimas 24 horas

O Maranhão registrou 1.206 mortes no mês de abril, com uma média diária de 40,2 óbitos. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais 39 mortes e 1.045 novos casos da doença. O total de óbitos chegou a 7.276.

O total de infectados subiu para 266.910. Foram confirmados mais 172 casos na região metropolitana de São Luís, 15 em Imperatriz e 858 nas demais regiões.

Os 39 novos óbitos foram registrados nas cidades de Balsas (8) e São Luís (8), Caxias (5), Santa Inês (3), Imperatriz (2), Riachão (2), Bacabal (1), Barreirinhas (1), Carolina (1), Codó (1), Estreito (1), Lago da Pedra (1), Lago Verde (1), Pedreiras (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Bernardo (1), Timon (1).

20.053 pessoas estão com o vírus ativo. 18.681 encontram-se em isolamento domiciliar, 844 estão em leitos de enfermaria e 528 em leitos de UTI.

Mais 777 infectados conseguiram se recuperar da doença. O total de pessoas recuperadas subiu para 239.581 (89,76% do total de infectados).

3.054 pessoas são suspeitas de estarem infectadas e aguardam resultados de testes.

Ocupação de leitos

Na região metropolitana de São Luís, 88,93% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo que 30 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 90,79% de ocupação, sendo que 50 estão livres.

Em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 59,72%, sendo que 29 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 37,63% de ocupação, sendo que 121 estão livres.

Nas demais regiões, 56,79% dos leitos de UTIs estão ocupados, sendo que 105 estão livres. A ocupação de leitos de enfermaria é de 37,41%, com 343 livres.

Veja dados do boletim epidemiológico divulgado pela SES








Deputado Wellington aciona Ministério Público para garantir cumprimento de Lei que impede o corte de energia elétrica durante a pandemia no Maranhão

 

Deputado Wellington aciona Ministério Público para garantir cumprimento de Lei que impede o corte de energia elétrica durante a pandemia no Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso ofereceu representação no Ministério Público do Maranhão a fim de que adotem medidas ante o descumprimento da Lei estadual n° 11.280/2020, que dispõe sobre medidas de proteção aos maranhenses durante o plano de contingência do novo Coronavírus do Governo do Estado do Maranhão.

Entre as medidas anunciadas na lei, há a proibição de as concessionárias de serviço público interromperem o fornecimento de serviços essenciais por falta de pagamento, conforme previsto no artigo 2° do referido diploma legal, razão pela qual o deputado requereu a atuação da Promotoria do Consumidor.

“Ofereci representação ao Ministério Público para que adote providências ante o descumprimento da Lei estadual n° 11.280/2020, de autoria dos deputados Neto Evangelista e Adriano Sarney, que votei a favor. Entre outras medidas, essa lei prevê, em seu artigo 2°, que fica vedada a interrupção de serviços essenciais por falta de pagamento, pelas concessionárias de serviços públicos. Entende-se como serviços essenciais o fornecimento de água e tratamento de esgoto, gás e energia elétrica. Ocorre que, na contramão disso, muitos maranhenses tem tido a energia elétrica cortada, por exemplo. Ora, estamos em um momento crítico e exigir que pessoas que estão impedidas de trabalhar arquem com débitos é um tanto quanto incoerente. Existe uma lei que assegura esse direito aos maranhenses. A lei deve ser cumprida”, concluiu o deputado Wellington. 

Fonte blog maramais

Brandão anuncia recuperação da MA-006, em Balsas

 

Brandão anuncia recuperação da MA-006, em Balsas

O vice-governador do Maranhão Carlos Brandão (PSDB), assinou, nesta quinta-feira (29), em Balsas, a ordem de serviço de recuperação da MA-006, na região sul do Maranhão e muito importante para o transporte de grãos até o Porto do Itaqui, em São Luís.

Segundo Brandão, a obra deve ficar pronta em setembro deste ano. “Assinei ordem de serviço para a recuperação de trechos da MA-006, importante rodovia da região sul do estado, inclusive para o transporte de grãos até o Porto do Itaqui. A obra deve ficar pronta em setembro. Mais segurança e mais mobilidade”, afirmou.

Carlos Brandão também esteve em Riaçhão e além de entregar obras anunciou novas ações no aniversário de 186 anos da cidade.

“O Governo do Maranhão entregou equipamentos do programa Mais Renda, em Riachão. Anunciamos, também, a recuperação das estradas de acesso ao Poço Azul e ao Encanto Azul, cachoeiras da nossa Chapada das Mesas. O turista que chegar a Riachão, aliás, passará por um dos portais da cidade, também entregues hoje. Dia de muitas conquistas para a cidade, que completa 186 anos nesta quinta-feira”, disse Brandão.

Foto: Divulgação


Por Zeca Soares

Vereador Dudu Diniz quer acompanhamento psicológico aos profissionais da saúde

 Vereador Dudu Diniz quer acompanhamento psicológico aos profissionais da saúde



O vereador de São José de Ribamar, Dudu Diniz (Cidadania), apresentou na sessão desta quinta-feira (29), uma indicação ao prefeito da cidade, o acompanhamento psicológico pós covid, aos profissionais da saúde. 


“Os profissionais da saúde têm desempenhado um papel importantíssimo neste momento pandêmico que passamos, e foi pensando neles que na sessão na Câmara de Ribamar, foi aprovada a indicação de minha autoria, para que possuam acompanhamento psicológico necessário para superar este cenário atual”, disse. 


A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa Legislativa. 


“Nosso mandato de compromisso tem olhado com atenção para essa classe, que vem se dedicando tanto e cuidando com carinho de vidas e de pessoas”, finaliza.

Prefeitura fortalece ações na área social em Ribamar

 

Prefeitura fortalece ações na área social em Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, ampliou nos primeiros dias de gestão vários serviços, programas e projetos, junto às famílias atendidas e acompanhadas a SEMAS com o objetivo de garantir direitos e cidadania, cuidando das pessoas, e observando os desafios do momento de pandemia do novo Covid 19 em que vivemos.

Outras ações foi a atualização do sistema do Programa Criança Feliz, que atendeu 400 indivíduos entre crianças entre 0 a 6 anos e gestantes, com visitas domiciliares e entrega de 367 kits pedagógicos possibilitando seu desenvolvimento saudável e proteção.

Os CREAS por meio do Serviço de Atenção e Proteção Especializada a Indivíduos e Famílias – PAEFI realizou 426 acompanhamentos familiares. Além disso, foi entregue mais de 15.800 refeições para famílias acompanhadas pelo CRAS do São Raimundo garantindo sua segurança alimentar e nutricional. Outro resultado importante, foi a aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar das Vilas fortalecendo assim o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes no município.

Outro importante destaque foi a descentralização do Cadúnico, para as diversas unidades de CRAS São Raimundo, Turiúba, Nova Terra e Trizidela da Maioba garantindo acesso e agilidade à serviços essenciais à população.

O Cadúnico disponibiliza serviços assistenciais, tais como: isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, bolsa família, acesso ao programa Água para Todos, carteira do idoso, acesso ao programa Brasil Alfabetizado, tarifa social de energia elétrica, benefício de prestação continuada e o projeto Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa, Minha Vida.

A Semas também trabalhou firme concedendo vários benefícios à população, tais como: Auxílio Funeral, cestas básicas e enxovais.
Articulou diversas parcerias para oferecer para as famílias e jovens inclusão socioprodutivas com destaque para o SESI, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), SENAC, IFMA.

O trabalho continua firme com parcerias para possibilitar direitos e acesso à população, por exemplo, parceria com UNICEF e CESJO com a doação de meia tonelada de arroz, cinco mil kits de higiene bucal, cinco mil máscaras, dentre outros itens de higiene.

O trabalho da SEMAS tem sido incansável e segue em ritmo acelerado, pois tem oferecido mais cidadania e direitos a cidade, além do cuidado com as pessoas.

Foto: Divulgação

Por Zeca Soares


Estuprador de crianças é preso em Buriti Bravo; em troca de dinheiro, pais levavam uma das vítimas para o acusado

 Estuprador de crianças é preso em Buriti Bravo; em troca de dinheiro, pais levavam uma das vítimas para o acusado

A Polícia Civil deu cumprimento, na manhã dessa quarta-feira (28), a três mandados de prisão temporária contra envolvidos em estupro de vulnerável, favorecimento à prostituição, abandono material e maus tratos a crianças. As prisões ocorreram no povoado Juçara, na zona rural de Buriti Bravo, a 500 km de São Luís.

Segundo informações da polícia, os próprios genitores da vítima, de 11 anos, levavam a criança para a residência do autor do estupro, onde os atos bárbaros aconteciam. Em troca, os pais recebiam dinheiro para o consumo de bebida alcoólica.

Além da vítima dos estupros, residia na casa outras quatro crianças, entre 2 e 9 anos, que passaram por todo tipo de maus tratos e abandono por parte dos pais.

Foram presos o estuprador e os pais da criança.

Participaram das diligências policiais civis de São João dos Patos, Passagem Franca e Buriti Bravo. As investigações continuam, pois existe a suspeita de que outras duas filhas dos autores também foram aliciadas.

Maranhão registra mais 35 mortes e 1.251 novos casos de covid-19

 Maranhão registra mais 35 mortes e 1.251 novos casos de covid-19

O Maranhão confirmou mais 35 mortes por covid-19, com o registro de 1.251 novos casos nas últimas 24 horas. O total de óbitos chegou a 7.199.

O total de infectados subiu para 264.625. Foram confirmados mais 178 casos na região metropolitana de São Luís, 58 em Imperatriz e 1.015 nas demais regiões.

Os 35 novos óbitos foram registrados nas cidades de São Luís (11), Bacabal (7), Pinheiro (2), Santa Inês (2), Caxias (1), Monção (1), Riachão (1), Icatu (1), Vargem Grande (1), São João Batista (1), São Benedito do Rio Preto (1), Paço do Lumiar (1), Timon (1), Itapecuru-Mirim (1), Balsas (1), Santa Inês (1) e Fortaleza dos Nogueiras (1).

19.523 pessoas estão com o vírus ativo. 18.189 encontram-se em isolamento domiciliar, 802 estão em leitos de enfermaria e 532 em leitos de UTI.

Mais 949 infectados conseguiram se recuperar da doença. O total de pessoas recuperadas subiu para 237.903 (89,90% do total de infectados).

3.539 pessoas são suspeitas de estarem infectadas e aguardam resultados de testes.

Ocupação de leitos

Na região metropolitana de São Luís, 89,67% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo que 28 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 82,32% de ocupação, sendo que 96 estão livres.

Em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 62,50%, sendo que 27 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 36,69% de ocupação, sendo que 117 estão livres.

Nas demais regiões, 56,79% dos leitos de UTIs estão ocupados, sendo que 105 estão livres. A ocupação de leitos de enfermaria é de 37,41%, com 343 livres. 

Veja dados do boletim epidemiológico divulgado pela SES








Brasil chega a 400 mil mortos por covid-19 com risco de terceira onda à vista

 Brasil chega a 400 mil mortos por covid-19 com risco de terceira onda à vista

O Brasil chegou à triste marca de 400 mil mortes por covid-19 nesta quinta-feira (29/4). Estes últimos dois meses foram os piores da pandemia no Brasil. Foram 100 mil mortes em 36 dias. Ou seja, 1/4 das pessoas que morreram no Brasil pelo novo coronavírus foi entre março e abril. 

Para se ter uma ideia do ritmo, os primeiros 100 mil óbitos demoraram cinco meses para ocorrer. Este ano, o Brasil já registrou mais do que o total do ano passado inteiro.

Na tarde desta quinta, o consórcio de imprensa contabilizou 400.021 mortes pela covid-19 e 14.541.806 casos confirmados.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por mais que nos últimos dias tenha se registrado uma queda nas mortes diárias provocadas pelo vírus, os números mostram uma estagnação em um patamar alto de mais de 2 mil óbitos diários.

São mais de 40 dias em que o Brasil está com a média de óbitos acima dos 2 mil. Enquanto isso, a taxa de vacinação continua em ritmo lento. Até o momento, o país só vacinou pouco mais de 14% da população com a primeira dose e 7% com a segunda.

Para o virologista Fernando Spilki, coordenador da Rede Coronaômica, força-tarefa de laboratórios faz o monitoramento genético de novas cepas, a reabertura precipitada das atividades econômicas pode favorecer o surgimento de novas variantes e aumentar o risco de uma terceira onda da doença.

"Nos níveis em que o vírus circula hoje, esse período entre picos pode ser abreviado, sim. Já vimos esse efeito em algumas localidades na virada do ano. A circulação em níveis altos favorece isso", afirmou ao Estadão.

Preso integrante de quadrilha que assalta caminhoneiros na BR-316, em Santa Inês; uma viatura da PRF foi atingida por tiros durante um dos assaltos

 Preso integrante de quadrilha que assalta caminhoneiros na BR-316, em Santa Inês; uma viatura da PRF foi atingida por tiros durante um dos assaltos

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), mandado de prisão temporária contra um homem suspeito de ser um dos autores de vários assaltos na BR-316, entre os municípios de Santa Inês e Bom Jardim. 

Os criminosos agiam colocando troncos na rodovia, em locais em que os motoristas trafegam em baixa velocidade, devido às péssimas condições da pista. Eles abordavam os motoristas para roubá-los, sempre atirando nas vítimas que não paravam os veículos.

Na sexta-feira (23), um motorista de ônibus da empresa Rota do Mar e um caminhoneiro foram abordados pelos criminosos. Como os motoristas não pararam, eles efetuaram disparos, mas nenhum dos alvos foi atingido.

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar de Bom Jardim foram acionadas. No local, as equipes foram recebidas pelos criminosos com vários disparos de arma de fogo. A viatura da PRF ficou com marcas dos tiros.

Os assaltantes também praticaram os seguintes roubos:

— contra uma mulher, que estava em uma motocicleta. Ela não parou, e um dos assaltantes (o que foi preso) efetuou um disparo de arma de fogo, que não atingiu a vítima;

— contra um caminhoneiro, que foi atingido no braço porque não parou, mas foram lesões sem gravidade;

— contra um casal, que teve objetos subtraídos e o veículo atingido por disparo de arma de fogo.

As investigações estão em andamento. O objetivo é identificar e prender outros integrantes da quadrilha.

Após as comunicações de praxe, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) em Santa Inês, onde ficará à disposição da Justiça.

A operação foi realizada por policiais da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês.


Covid-19: Vereador Jordão Reis pede prioridade na vacinação para motoristas de transportes alternativos

Covid-19: Vereador Jordão Reis pede prioridade na vacinação para motoristas de transportes alternativos




Durante sessão plenária remota desta quinta-feira (29/04), o vereador Jordão Reis (PTB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Indicação nº 305/2021, a inclusão dos motoristas de transportes alternativo (Vans), no cronograma das categorias prioritárias do plano de vacinação municipal contra Covid-19.

Para o parlamentar, os profissionais da categoria atuam na linha de frente do combate à doença. “Os motoristas de lotação transportam milhares de passageiros e também estão expostos aos riscos de contaminação”, destacou em sua justificativa.

Na opinião de Jordão Reis, o pedido para incluir os profissionais do segmento de transporte em caráter de prioridade no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, busca preservar vidas, além de impedir a disseminação do vírus na cidade balneária.

A proposição foi votada por unanimidade pelos parlamentares presentes na plataforma. Com a aprovação da matéria, um ofício da Mesa Diretora da Casa será enviado ao órgão responsável para que possa atender à solicitação do vereador.

Vereadora Irmã Nalva pede construção de Unidade de Vigilância em Zoonose



Vereadora Irmã Nalva pede construção de Unidade de Vigilância em Zoonose





Durante sessão plenária remota desta quinta-feira (29/04), a vereadora Irmã Navlva (PMB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Indicação nº 303/2021, construção de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

A parlamentar destacou a importância do pedido e afirmou que o UVZ é um órgão, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos, através do controle de doenças em cães e gatos com as vacinações permanentes.

A proposição foi votada por unanimidade pelos parlamentares presentes na plataforma. Com a aprovação da matéria, um ofício da Mesa Diretora da Casa será enviado ao órgão responsável para que possa atender à solicitação da vereadora.

Vereadora Marlene Monroe pede construção de Centro de Referência Pós-Covid-19

 


Vereadora Marlene Monroe pede construção de Centro de Referência Pós-Covid-19


A vereadora Marlene Monroe (PTB), apresentou Indicação nº313/2021, na sessão desta quinta-feira (29/04) solicitando, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), providências quanto à implantação de um Centro de Referência Pós-Covid, visando tratamento adequado para reduzir as sequelas e devolver a qualidade de vida aos pacientes.

De acordo com a parlamentar, o pedido visa oferecer assistência com o objetivo de minimizar as sequelas ocasionados pela doença proporcionando uma melhora do quadro geral dos acometidos.

A proposição foi votada por unanimidade pelos vereadores presentes na plataforma. Com a aprovação da matéria, um ofício da Mesa Diretora da Casa será enviado ao órgão responsável para que possa atender à solicitação do vereador.

“A educação transforma vidas e o futuro de muita gente”, diz Octávio Soeiro, em visita a escola no São Cristóvão

 “A educação transforma vidas e o futuro de muita gente”, diz Octávio Soeiro, em visita a escola no São Cristóvão



O vereador e 1º secretário da Câmara de São Luís, Octávio Soeiro (Podemos), fez uma visita na tarde desta quarta-feira (28), a escola da rede municipal, Felipe Condurú, que fica localizada no São Cristóvão. 


No ato, o parlamentar se comprometeu em lutar para melhorar a estrutura do prédio e do espaço escolar, que, segundo ele, atende 600 alunos da rede municipal.


“A convite da diretora Suely Guterres, da Escola Felipe Condurú, me comprometi em lutar para melhorar a estrutura e o espaço escolar, que atende 600 alunos. Levantamos as demandas necessárias e vamos propor ao Executivo melhorias que beneficiem a todos que dependem dela para trabalhar, educar e ensinar”, disse.

Obras emergenciais em diversos bairros marcam os 100 dias em São José de Ribamar

 

Esquecer o passado e buscar soluções. Essa é a dinâmica que tem sido adotada em São José de Ribamar com o caos encontrado na cidade. A nova gestão promete atenção especial para a infraestrutura precária e já começou a trabalhar a todo vapor, com a realização de obras paliativas e emergenciais para, logo em breve, transformar toda a cidade de São José de Ribamar em um verdadeiro canteiro de obras. 


Essas obras acontecem com parceria entre a Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp) e a Secretaria Municipal de Recuperação da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav), com a finalidade de levar qualidade de vida e saúde pública para todos os bairros do município.


As ações nos 100 primeiros dias começaram com mutirões de limpeza nos bairros Vila Dr. Julinho, Praia do Meio, Subestação da Vila Sarney, Jardim Turu, Estrada da Mata, Cemitério Itapary, Calçadão Praia do Araçagy e Parque Vitória.  Uma mega ação de limpeza foi feita na praia do Caúra, quando cerca de 400 Kg de lixo foram retirados do local. Com essa ação, já foram retiradas quase 120 toneladas de lixo das praias. Além disso, foi feita uma coleta de mais 13,3 toneladas de resíduos alimentares, com ação de limpeza no Parque da Cidade e Avenida Gonçalves Dias.


Na parte de iluminação, a Semosp implantou projeto de iluminação artística e realizou melhorias na iluminação pública, com mais de 1.400 protocolos de atendimento. O destaque vai para a iluminação da Praça da Matriz e serviços nos bairros da Mata, Nova Terra, Araçagy, Sarney Filho e outros.



Entre as obras já concluídas pela Semosp estão a pavimentação e recapeamento asfáltico na Rua Maranguape, na Maiobinha; terraplanagem, pavimentação e drenagem superficial na Vila Vitória; elaboração de projeto executivo de construção da Pré-Escola em tempo integral no Outeiro; e elaboração de projeto executivo de construção de Mercado Público no Parque Vitória.


Algumas obras estão em processo de retomada, como, por exemplo, o Centro de Parto Normal - Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, Escola Municipal Liceu Ribamarense III, Escola Municipal Júlio Matos II, construção da Creche da Vila São Luís, reforma e ampliação da Escola Municipal Leda Tajra e aquisição de equipamentos para academias de praças.


A Semmav também fez sua parte realizando intervenções na Campina e Jota Câmara. A operação tapa-buracos alcançou os bairros Araçagy, Jota Câmara, Outeiro, Miritiua, Jardim Tropical, Centro, Canavieira e Santa Terezinha. 


Entre as obras concluídas estão a desobstrução de drenagem, limpeza, raspagem de via, limpeza de galerias e alagamento de via no Residencial Turiúba, acesso ao cemitério Itapary, Estrada da Mata, Vila São José, Avenida do Panaquatira, Vila Flamengo, Jardim Tropical, Miritiua, Jota Lima, Sítio do Apicum e Maiobinha.


Foram concluídas também, a execução de cinco passagens molhadas em concreto em vias urbanas, recuperação de duas passagens molhadas em trilhos metálicos, execução de 366m de sarjeta/meio-fio, execução de saídas d’água e bocas de lobo na Ponte do Cabral e a Contenção com sistema de rip-rap, em canal na Vila São Luis.

Marcello Diaz


Fonte:blog  Marcello Diaz 

CPI do Banco Master é defendida pelo deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha afirmou que decidiu assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Ma...