Prefeito Dr. Pedro Paulo avança no trabalho de recuperação de estradas vicinais na Zona rural de Presidente Juscelino

 PRESIDENTE JUSCELINO/MA – O trabalho na zona rural na recuperação das estradas vicinais continua fazendo a diferença na zona rural do município de Presidente Juscelino. O prefeito Dr. Pedro Paulo desde o início do seu mandato tem investido em melhorias na infraestrutura da cidade, mais de 22 km foram recuperados em tempos chuvosos, neste momento ele segue realizando melhorias que proporcionam mais conforto, agilidade e segurança no deslocamento de quem reside na zona rural.

O trabalho avança no município, nos povoados já foram recuperadas muitas estradas, com a implantação de sistema de drenagem das águas das chuvas. As estradas dão acesso aos outros povoados.

“Estamos trabalhando na zona rural na recuperação das estradas e já recuperamos mais de 22 km! Mesmo em tempos chuvosos, as obras não pararam. Nosso compromisso com o povo é constante. Seguimos firmes, melhorando a vida de cada cidadão de Presidente Juscelino”. Disse o prefeito.

As máquinas avançam de acordo com a demanda necessária. Cada trecho de estrada pede um trabalho que se adeque à estrutura do ambiente, com quantidade de material depositado e método de aplicação diferente. Os moradores aprovam o serviço e a gestão se compromete em continuar avançando.
“Estamos trabalhando diuturnamente em projetos que são importantes nas diversas áreas, educação, saúde, infraestrutura… São ações que fazem a diferença porque impactam diretamente a vida, o cotidiano das pessoas. Continuamos buscando benefícios para a nossa cidade, porque a luta continua e o trabalho não para”, disse o prefeito Dr. Pedro Paulo.


Fonte: Portal do Munim

Prefeito Paraíba faz balanço positivo da sua gestão durante entrevista ao Programa Agora Maranhão e reafirma seu compromisso com toda a população de Morros

O prefeito de Morros-MA, Paraíba, concedeu entrevista para o Programa Agora Maranhão da Tv Alternativa filiada Tv Meio, e durante a sua participação o gestor falou dos avanços da sua gestão e das conquistas alcançadas pelo seu governo durante 3 anos e 5 meses à frente da prefeitura municipal.

Paraíba também falou do investimento que seu governo vem realizando na área da educação, saúde e turismo, sendo um dos municípios com a educação mais bem avaliados no Ideb no Maranhão.

Já na zona rural o prefeito Paraíba é o gestor que mais investiu em estradas vicinais na história do município e também o que mais construiu pontes, regiões que antes eram esquecidas pelo poder público municipal hoje estão sendo assistidas e valorizadas pela atual gestão.

Na saúde o município tem investido em várias áreas e especialidades, exames médicos que antes só poderiam ser feitos na capital, hoje podem ser feitos sem sair da cidade. A prefeitura tem trabalhado incansavelmente para colocar o município no caminho do desenvolvimento.

Wellington do Curso defende motoristas de aplicativo e cobra mais segurança

Na sessão plenária desta quarta-feira (29), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para defender os motoristas de aplicativo na Região Metropolitana de São Luís. O pronunciamento do parlamentar foi feito após manifestação pacífica realizada pela categoria como forma de protesto contra a insegurança no Maranhão, que ficou em evidência após o assassinato de Tiago Si Leite enquanto trabalhava como motorista de Uber. 

Ainda ao se pronunciar, Wellington repudiou o reboque dos carros e motos feito no local e o excesso por parte das autoridades para impedir que trabalhadores realizassem a manifestação. 

“Não estamos falando de bandidos, mas sim de trabalhadores que precisaram ir às ruas para pedir mais segurança após um colega de profissão ser assassinado. Os motoristas de aplicativo são expostos, diariamente, à criminalidade. Precisamos de ações efetivas para combater o crime. Aproveito e deixo aqui o meu repúdio ao excesso que teve por parte das autoridades e de quem rebocou carros e motos dos manifestantes”, disse Wellington.

Funcionários da Câmara Municipal de São José de Ribamar sofrem com péssima administração de Dudu Diniz (Cidadania).

 

“A casa do povo” está caindo aos pedaços!

A funcionária que se sentiu coagida, acabou registrado um boletim de ocorrência contra a Câmara Municipal na Delegacia Online, cujo protocolo nº 428860996022 descreve de forma minuciosa todos os desdobramentos do acidente e também a conduta do suposto primo do presidente, pessoa que até então funcionários dizem não saber a função que exerce. 

Uma funcionária concursada da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, registrou um boletim de ocorrência contra a casa legislativa após ser acusada de insubordinação e receber advertência verbal por reivindicar melhores condições de trabalho. 

A funcionária denunciou o que classifica como assédio moral, os abusos por meio vídeos e áudios, que circularam nas redes sociais. Em um dos áudios ela relata que após sofrer um acidente de trabalho por conta de uma lajota que caiu da parede,cortando de forma profunda suas mãos, decidiu reivindicar seus direitos e pedir melhorias. Segundo a servidora, após as reivindicações ela não só sofreu ameaças, feitas pelo primo do presidente da Câmara, como foi chamada pelo próprio presidente, Dudu Diniz, para ser hostilizada. 

Em um dos vídeos divulgados pela servidora, que não teve o nome revelado, ela mostra que nas dependências da casa legislativa a estrutura predial está precária. 

“Eu preciso passar caldeirão de café, a quentura é muito grande, sem ventilador é quase insuportável ficar aqui. Eu só pedi por melhorias e fui acusada de insubordinação e até ameaçada, ninguém aguenta essa situação”, disse a servidora em um áudio chorando.

Em um áudio ela dá detalhes do acidente de trabalho sofrido no último dia 25, lamentando total omissão e descaso no socorro prestado por Dudu Diniz, que nas redes sociais tem se autointitulado “A Renovação de Ribamar”.

“Eu não tive assistência nenhuma, uma moça do RH viu os cortes na minha mão, cortes profundos por sinal e passou medicamento. Eu fui sozinha ao hospital, me sentindo humilhada ”, declarou a funcionária.

Em meio a seus desabafos a servidora apontou possíveis  irregularidades na casa, como desvio de função, e a contratação de comissionados que não cumprem a carga horária de trabalho. 

“Os comissionados não cumprem carga horária. Por conta disso,muitos estão sobrecarregados e trabalhando em uma casa abandonada, cheia de salas e com pouca gente exercendo suas funções (de fato)”, disse a servidora. 

Pelo visto o tradicional “sextou” dos comissionados começa na quinta-feira, criando assim, um cenário de total desorganização e má administração de recurso público.

Prefeitura de Presidente Juscelino realiza a 1ª Gincana do Idoso

 PRESIDENTE JUSCELINO/MA – A Prefeitura de Presidente Juscelino, através do seu gestor Dr. Pedro Paulo, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da município, gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou a I gincana dos idosos em Presidente Juscelino, com Grupo de Idoso “Idade Feliz” 

Cerca de varios idosos do município de Presidente Juscelino, participaram da 1ª gincana do Idoso com diversas atividades, passa balão, corrida de colher, quebra-cabeça, bola no cesto, entre outras, com o objetivo de estimular os vínculos comunitários e familiares com idosos de outras localidades e proporcionar benefícios para a saúde.
A coordenação do Cras, explica que a realização desta atividade objetiva gerar um impacto positivo na qualidade de vida de idosos que passam muito tempo ociosos.

“Hoje realizamos a I Gincana do Idoso, e tivemos uma programação bem diversificada, com atividades físicas, intelectuais, cognitivas e que realmente fortalecem esses vínculos comunitários, entre as famílias e as idosas. Que as idosas possam retornar para casa com esse espírito de equipe e, principalmente, com o aumento da autoestima. Com o sucesso dessa edição, pretendemos realizar esta iniciativa nos próximos anos”, afirmou o prefeito Dr. Pedro Paulo.
Para a educadora social, esse evento é importante para proporcionar aos idosos momentos de lazer. “Além de socializar entre eles, é um dia que eles estão podendo fazer atividades bem animadas, é um dia que com certeza ficará marcada e que irão levar de lembrança por um bom tempo”, disse a educadora social.

“Pra mim, na idade que tenho, participar desse grupo é vida, é alegria, me sinto muito melhor aqui que em casa. Eu que sou diabética, sou hipertensa, aqui eu não sinto nada disso. Quando eu fico em casa, fico toda pra baixo, triste, com preguiça, mas pra não deixar o  desânimo bater de vez, lembro das atividades que fiz e que na semana seguinte tem mais, a alegria volta com tudo, por mim teria todos os dias e aí fico ensaiando em casa para o próximo dia”, destacou dona Maria.


Fonte: portal do Munim

Lançamento do Agora é Meu chega na Vila Jota Lima


Os moradores do bairro Jota Lima em São José de Ribamar se reuniram em um evento para o lançamento do Programa de Regularização Fundiária da prefeitura de São José de Ribamar, o  Agora é Meu de Papel Passado.

Com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade, a ocasião marcou um passo significativo para a garantia de segurança jurídica e dignidade aos moradores da região.

O programa, resultado de anos de planejamento e esforços conjuntos entre a prefeitura e órgãos competentes, visa regularizar a situação fundiária de milhares de famílias que há décadas residem em terrenos sem documentação legal.

Durante a reunião, a secretária municipal de Regularização Fundiária, Paula Miranda, destacou a importância do programa para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, ressaltando que a regularização fundiária não apenas proporciona segurança jurídica aos moradores, mas também possibilita o acesso a serviços públicos essenciais, como água, energia elétrica e saneamento básico.

Os moradores, por sua vez, expressaram sua gratidão e alívio por finalmente verem um caminho para legalizar suas propriedades, muitas das quais foram construídas com esforço e sacrifício ao longo dos anos. A expectativa é de que, com a regularização, a qualidade de vida no bairro seja significativamente melhorada.

Wellington do Curso apoia servidores do DETRAN em paralisação de advertência


Nesta segunda-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso esteve na manifestação pacífica realizada pelos servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito e Transporte no Maranhão (Detran). Entre os pontos de solicitação, há a luta por melhores condições de trabalho, pagamento das progressões, combate à terceirização ilegal, atualização salarial, entre outros. 

Na ocasião, Wellington reafirmou o compromisso em defender a categoria e encaminhou todas as pautas ao Governo do Estado na tentativa de garantir que as solicitações sejam atendidas.

“Estamos aqui na manifestação dos servidores públicos efetivos do DETRAN. O salário base desses servidores está congelado há 10 anos. O Governo prometeu uma GAT aos servidores desde fevereiro, mas até agora nada foi implantado. Além disso, os servidores ainda enfrentam o problema quanto à falta de condições básicas de trabalho. Todas essas demandas serão encaminhadas ao Governo do Estado na tentativa de que possamos resolver e garantir que o servidor seja valorizado!”, disse Wellington.



Wellington do Curso cobra cópia do projeto do Complexo Castelinho e solicita liberação da pista de atletismo interna do Castelão


Nesta sexta-feira (23), o deputado estadual Wellington do Curso esteve em manifestação pacífica realizada por atletas maranhenses no Castelinho. A manifestação foi uma forma de protesto diante do falecimento do jovem Victor Gabriel, de apenas 13 anos, que veio a óbito na noite de ontem (22) após ser atropelado por um veículo enquanto treinava no local. 

Sobre o caso, Wellington disse estar solidário aos familiares do jovem e exigiu que o Governo do Estado corrija imediatamente o erro de proibir os treinos na pista de atletismo do Castelão. 

“Tristeza, dor e revolta. Esse é o sentimento de atletas que realizaram manifestação pacífica hoje no Castelão, após o jovem Victor Gabriel, de apenas 13 anos, perder a vida em um acidente enquanto treinava. Logo pela manhã, estive no velório do jovem, prestando solidariedade e total apoio a família, em nome da Assembleia Legislativa. Como deputado, cobro do Governo uma resposta imediata. Cobramos cópia do projeto de reforma do Complexo Esportivo Castelinho. Solicito também a liberação da pista de atletismo do Castelão para treino dos atletas, enquanto durarem as obras de reforma do complexo. O atletismo está de luto!”, disse Wellington.


LÉO MARQUES FORTALECE PARCERIAS COM O SECRETÁRIO PAULO CASÉ E DISCUTE MAIS INVESTIMENTOS PARA AXIXÁ

 O atual vice-prefeito do município de Axixá- Maranhão, Léo Marques, segue cumprindo uma série de agendas importantes com foco nas articulações em torno de sua pré-candidatura à prefeitura. 

Nesta quinta-feira (23), de maio de 2024, ele esteve reunido em São Luís, com o secretário de estado do desenvolvimento social, Paulo Casé, tratando de parcerias e benefícios para o povo do município de Axixá.

Paulo tem sido um dos nomes fortes dentro do governo do estado, que não tem medido esforços para apoiar esse projeto político de Léo Marques rumo à prefeitura de Axixá. Sua atuação em prol da população tem sido constante através de ações e investimentos sociais que beneficiam diretamente àqueles que mais precisam. 

Consolidando seu nome como pré-candidato a prefeito, Léo Marques, tem sido um atual vice-prefeito incansável mesmo quando o assunto é lutar por mais dignidade e melhores dias para o seu município. 

Ele assegurou que a reunião foi bastante produtiva e que logo anunciará mais novidades em parceria com o secretário Paulo Casé para o município de Axixá. 

Ele esteve na companhia do pré-candidato a vereador pelo União Brasil, Jorge da Farmácia.

Fonte: Raphael Duarte 

Ricardo Arruda destaca primeiro concurso para professores indígenas

 

O deputado Ricardo Arruda (MDB) destacou, nesta terça-feira (21), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a realização, por parte do Governo do Estado, do primeiro concurso público para o cargo de professor direcionado exclusivamente aos povos indígenas.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão (PSB) durante evento realizado no Teatro João do Vale, em São Luís, oportunidade na qual ele empossou a nova presidência do Conselho de Educação Escolar Indígena do Maranhão.

“Representa um marco, porque, até então, os nossos educadores indígenas, aqueles que trabalham nos nossos territórios indígenas, trabalham baseados em contratos precários. Ou seja, ano a ano, sendo renovados, uma situação que não dá segurança a esses profissionais. E, a partir de agora, com esse concurso público que o Governo do Estado vai realizar, esses profissionais passarão a ter essa segurança”, disse.

Arruda destacou, ainda, outras ações governamentais direcionadas aos povos originários, como o Centro de Saberes Tentehar, na terra indígena Araribóia, que vai se tornar a primeira Universidade Indígena do país; as escolas de tempo integral implantadas nos territórios indígenas Cana Brava, Araribóia e Bacurizinho; além do recente lançamento da escola de 12 salas, na Aldeia Escalvado, território indígena dos Canelas.

Ele lembrou que, recentemente, esteve com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tratando de melhorias a serem executadas na escola que serve a aldeia indígena Krikati

“Não se concebem mais políticas públicas em gabinetes. Não se concebe mais que os povos indígenas tenham a posição de tutelados. Não, eles têm que ser donos do seu destino e aptos a definir suas prioridades. A posse do conselho é mais um indicativo desse caminho de que nossos povos indígenas adquiram sua autodeterminação e possam definir seu caminho. Então, o anúncio do concurso é extremamente importante. O governador já determinou que a Secretaria de Educação providencie o edital e, brevemente, teremos um quadro efetivo de professores indígenas atuando junto aos nossos territórios indígenas, garantindo que os nossos povos originários tenham as mesmas condições e as mesmas oportunidade de todos os maranhenses”, finalizou o deputado Ricardo Arruda.

Foto: Divulgação

Dr. Julinho coloca saúde de São José de Ribamar em destaque no Previne Brasil*


São José de Ribamar tem muito a comemorar quando se trata do desempenho na área da Saúde que deu um salto significativo nos últimos 3 anos. Segundo dados divulgados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o município tem apresentado uma notável evolução nos indicadores de saúde nos últimos anos.

Os indicadores em saúde do município registraram um índice de 6.9. Uma notícia positiva que marca a contínua evolução da saúde na gestão Dr. Julinho, levando em consideração que em 2018 esse índice era de 3.17 e em 2021 quando o atual gestor assumiu o índice era menor ainda, chegando a 2.53 o pior da escala, ou seja, a gestão anterior entregou um grande desafio nas mãos de Júlio Matos, que mesmo assumindo o município em meio a uma pandemia, conseguiu em apenas três meses um aumento de 105,76% na cobertura da atenção primária.

“Foi um grande desafio, mas esse aumento reflete o compromisso das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP) em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, disse Dr.Julinho. 

Os índices são resultados de investimentos da prefeitura na área da saúde, foram implantadas seis novas equipes de saúde da família nos bairros: Matinha, Vila Flamengo, Pitangueiras, Cohatrac VII, Maiobinha, Raimundo Balbino II. 

Quatro novas equipes de saúde bucal também foram implantadas, além de novos programas na Atenção Primária com Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Educadores, Físicos. A saúde também fez adesão e repactuação do PSE - Programa saúde na escola com 100% das

escolas pactuadas e reformou Unidades Básicas de Saúde.

Os indicadores de saúde são avaliados a cada quatro meses, e a média ponderada dos resultados gera um "indicador sintético final". Esses números têm um papel crucial no Programa Previne Brasil, que define os valores de repasse de recursos do Governo Federal aos municípios com base em avaliações periódicas. 

O valor a ser repassado está diretamente relacionado ao desempenho no conjunto de indicadores monitorados e avaliados pelas equipes de saúde.

Previne Brasil

O Índice Sintético Final (ISF) é a média dos 7 indicadores do Previne Brasil, são eles: Hipertensão, PCCU, Pré-natal, diabetes, vacina, odontológico, atendimento as gestantes que são acompanhados para verificar o desenvolvimento de cada serviço citado. 

As ações avaliadas incluem as requalificações das UBSs, a implantação do Prontuário Eletrônico, a equipe médica e de enfermagem, os treinamentos com as equipes de saúde para melhor acolhimento à comunidade, a regularização dos exames e consultas especializadas. Enfim, todo o acompanhamento que a rede de saúde faz nas comunidades, e que são de extrema importância para manter os índices recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).

As informações dos sete indicadores do Previne Brasil e seus resultados constam na página do Ministério da Saúde.

Vereador Jordão Reis é o parlamentar que mais fez pelo povo ribamarense durante três anos de mandato

O vereador de São José de Ribamar, Jordão Reis, tem motivos e tanto para comemorar, seu mandato está sendo considerado como o parlamentar que mais trabalhou povo ribamarense, o vereador fez durante esses três anos do seu gabinete as ruas, foi ouvindo os anseios de cada um dos munícipes que ele pôde entender as necessidades deles e dessa forma desenvolver projetos de leis que beneficiou toda a população.

Jordão Reis foi o primeiro vereador na história do município a fechar parceria com o governo do estado, até então muitos parlamentares da cidade dependiam exclusivamente do executivo municipal para ter seus projetos e suas indicações aceitas, agora graças ao trabalho do vereador muitos colegas do parlamento buscam melhorias através do estado.

Além disso Jordão Reis se manteve firme durante esses três anos de mandato, fortalecendo suas bases e contribuindo fortemente com novas políticas públicas, não precisou se esconder do povo, desde as primeiras horas após ser eleito em 2020, Reis foi até as casas dos seus amigos a agradecer pelos votos recebidos, e tudo isso tem transformado aquele jovem sonhador em um dos maiores políticos de nossa querida São José de Ribamar.



Ação Social no CRAS do Parque Vitória em São José de Ribamar

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS), promoveu uma ação social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Vitória. 

O evento contou com diversos serviços gratuitos para a comunidade local, incluindo atendimentos psicológicos, nutricionais e jurídicos, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), e uma campanha de vacinação. O objetivo principal foi conscientizar a população sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de divulgar os serviços disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no CRAS do Parque Vitória.

A secretária da SEMAS, Gilvana Duailibe, destacou a relevância da campanha. “Hoje estamos aqui com a campanha Faça Bonito, trazendo alguns serviços para os ribamarenses do Parque Vitória,” afirmou Gilvana. 

O secretário adjunto, Alfredo Lima, também comentou sobre a importância da ação no bairro. “O Parque Vitória é uma área limítrofe de São José de Ribamar e que tem várias famílias que são atendidas no CRAS, CREAS, CadÚnico, e essa é a grande importância de estarmos aqui,” explicou Alfredo, enfatizando a necessidade de aproximar os serviços sociais das comunidades mais vulneráveis.

A ação foi um sucesso, mobilizando diversos moradores que puderam acessar os serviços oferecidos e se informar sobre os mecanismos de proteção às crianças e adolescentes contra a exploração sexual. A Prefeitura de São José de Ribamar continua comprometida em promover iniciativas que visem a conscientização e a proteção social da população.

Prefeitura entrega mais de 80 Registros de Imóveis no Bairro Santa Terezinha, São José de Ribamar


A prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Regularização Fundiária, trouxe uma onda de esperança e segurança para o município, com a implantação do programa Agora é Meu de Papel Passado.

Os moradores do bairro Santa Terezinha, que já receberam seus títulos de propriedade, agora possuem registros de seus imóveis no cartório. O bairro está em processo de regularização e contará também com o código de endereçamento postal através do trabalho da prefeitura. 

A gestão municipal sinaliza um compromisso sólido com a regularização e legalização das propriedades do município.

Para muitos residentes, essa notícia representa mais do que apenas um pedaço de papel. É a garantia tangível de que suas casas, construídas com esforço e dedicação ao longo dos anos, agora são reconhecidas oficialmente pela lei. Isso não apenas traz uma sensação de pertencimento, mas também abre portas para oportunidades futuras, como acesso a crédito e investimento em melhorias nas moradias.

Além disso, a regularização fundiária tem um impacto positivo no desenvolvimento urbano sustentável. Ao legalizar as propriedades, o governo pode planejar e implementar melhorias na infraestrutura local, como redes de água e esgoto, pavimentação de ruas e instalação de serviços públicos essenciais.


Para a Vila Santa Terezinha, essa conquista representa um passo significativo em direção a um futuro mais próspero e seguro. É um testemunho do compromisso da gestão Dr Julinho, em promover a inclusão social e a justiça urbana, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos direitos básicos de moradia e propriedade.

Wellington do Curso vota contra a criação de mais uma Secretaria de Governo


O deputado estadual Wellington do Curso manteve a coerência e votou contra a  Medida Provisória n° 438/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Secretaria de Estado  Extraordinária de Gestão dos Recursos Federais. O parlamentar disse não concordar com essas ações que inflam a máquina pública e trazem mais cargos comissionados para o Estado.

Ao justificar o voto, Wellington disse que o Estado necessita de mais cargos efetivos, razão pela qual não concorda que mais secretarias sejam criadas, já que os cargos que ali estarão serão comissionados.

“Eu mantenho a minha coerência e, por isso, voto contra a MP que buscar criar mais uma secretaria no Governo do Estado. A regra é clara: mais secretaria implica em mais cargos comissionados. Sou contra essa política! A meu ver, precisamos de mais concursos públicos e nomeações de quem busca ascender socialmente por meio da meritocracia. Aceitar essa secretaria é inflar, mais ainda, a máquina pública”, disse o parlamentar.

Wellington do Curso denuncia aumento de até 1.150% em contas da CAEMA na Cidade Operária

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso cobrou esclarecimentos por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. O objetivo é apurar o motivo de aumentos súbitos nas tarifas de água da população em bairros como a Cidade Operária.

Ao abordar o assunto, Wellington expôs que há casos em que o aumento chega até 1.150% em cima da média antes cobrada, razão pela qual solicitou esclarecimentos em caráter de urgência.

“Estive no bairro da Cidade Operária com o projeto ‘Ouvindo São Luís’ e pude constatar o aumento exorbitante na tarifa de água que é cobrada. Não estamos falando de um aumento de R$ 10,00 ou R$ 20,00 , mas sim de um reajuste que chega até 1.150% em cima da média dos valores cobrados. Um morador que antes pagava R$ 102,00, agora está pagando R$ 1.180,00. O pior é que o serviço de água ofertado à população nem é constante. De acordo com os relatos, é dia sim, dia não. Já cobrei um esclarecimento por parte da CAEMA e, caso não tenhamos respostas, iremos apurar esse comportamento que viola os direitos daquela comunidade”, afirmou Wellington.

Festa das Mães da zona rural de Icatu tem muitos presentes e diversão

Aconteceu no distrito de Itapera no domingo (12) , a tradicional Festa em comemoração ao Dia das Mães, promovida pela Família Costa e amigos da comunidade.

A programação foi marcada por muitas homenagens, comida e sorteio de brindes, foi um momento de grande alegria para quem compareceu e muitas mães de diversos povoados da zona rural participaram do evento.

De acordo com Dayane Costa, essa festa significa muito, pois as mães merecem esse reconhecimento no seu dia. Todos os anos o evento acontece com muito sucesso.

Participaram do evento o prefeito Walace, vereador Neto Costa e líderes locais.

Agradecimentos a todos que colaboraram para a realização da grande festa das mães



“Estão querendo roubar os professores”, diz Wellington do Curso ao apresentar denúncias contra o Sinproesemma

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna para denunciar a conduta da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão – SINPROESEMMA. Entre os pontos, há a possibilidade de fraude em atas que os professores afirmam nunca terem assinado. 

Ainda de acordo com o deputado Wellington, é urgente que o Ministério Público instaure investigação contra o sindicato para apurar essas divergências e, então, garantir que o pagamento dos precatórios do FUNDEF seja destinado exclusivamente aos professores.

“De um lado, o sindicato afirma que os professores assinaram uma ata garantindo a representatividade por grandes grupos da advocacia; do outro, os professores negam e dizem que houve fraude. Os indícios nos levam a crer que estão querendo ‘roubar’ os professores. Essas divergências tem que ser apuradas. Por isso, já solicitei ao Ministério Público que atue para garantir que a lei seja cumprida e que os precatórios do FUNDEF sejam pagos exclusivamente aos professores”, disse Wellington.

ICATU: A força e a coragem de uma mulher, mãe e amiga Natália Azevedo

Na última quinta-feira(09), a cidade de Icatu, foi palco da maior festa em praça pública já realizada para as mães na região munin/lençóis. 

Para a realização deste grande evento a união e a  soma de esforços foi crucial, destacando o papel da primeira dama Natália, na preparação dos presentes, na mobilização das mães icatuenses e na logística que envolve todas as mulheres, o que foi crucial para o sucesso e a beleza da festa.

Percebe-se nos detalhes de cores, na embalagem dos presentes, nas atrações culturais e no engajamento das mães e dos colaboradores na tarefa de fazer o melhor.

O trabalho humanizado que primeira dama Natália vem desenvolvendo no município, está fazendo a diferença e mudando a realidade de muitas pessoas. 

O seu exemplo de seriedade, humildade e determinação, vem inspirando e motivando muitas pessoas a doar sempre o melhor para quem mais precisa.

Natalia Azevedo, mulher, esposa, mãe, administradora e primeira-dama de Icatu. Uma pessoa simples e muito querida em toda cidade e por todos que a conhecem.

Com uma excelente dimensão à sua participação como primeira-dama, ganhando protagonismo, sobretudo nas causas sociais, eventos beneficentes e lutando pelas causas femininas.

Natalia sempre carismática desperta uma grande simpatia entre as crianças, os jovens, as mulheres e grupos sociais. Que assim seja e que muitas festas continuem a acontecer para as mamães da querida Icatu

Wellington do Curso cobra celeridade na investigação da morte do blogueiro Maldine Vieira

O deputado Wellington do Curso cobrou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, celeridade em relação à investigação da morte do jornalista Maldine Vieira, de 29 anos de idade, ocorrida no dia 1º de maio. O jornalista morreu por afogamento e asfixia, em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Para o parlamentar, com base nas versões já levantadas, há possibilidade de o caso se tratar de um homicídio culposo ou de um crime preterdoloso.

“Solicito a atenção plena da Polícia Civil e de todas as autoridades envolvidas na investigação, que obtenham respostas e que o motivo do óbito seja elucidado”, afirmou.

Segundo Wellington do Curso, o caso não pode ser definido como uma fatalidade sem que haja uma investigação atentiva.

“A morte do Maldine Vieira não pode ser silenciada. Embora o IML tenha divulgado que a causa da morte foi afogamento, é necessário lembrar que existiam várias pessoas no mesmo local”, concluiu.

Prefeito Paraíba, consegue com o ministro dos esporte, André Fufuca, a construção de um complexo esportivo para a cidade de Morros


 MORROS/MA – O prefeito da cidade de Morros, Paraíba, Cadastrou no Ministério dos Esportes em audiência com o Ministro André Fufuca em Brasília, a construção de um complexo esportivo para a cidade de Morros, que contará com campo de futebol, quadra de areia, pista para corrida e um playground. Será mais um espaço para a prática de esporte, lazer e inclusão social. O prefeito Paraíba, agradeçeu ao ministro por atender o seu pedido e a deputada federal, Detinha (PL) que abraçou também esta causa em benefício da população morruense.

Avante, Morros!


Fonte: Portal do Munim

Pré-candidato a prefeito Wellington se reúne com arcebispo em São Luís

O pré-candidato a prefeito Wellington do Curso esteve, na última segunda-feira (06), em reunião com o arcebispo da igreja católica em São Luís, Dom Gilberto Pastana. Na ocasião, Wellington contou um pouco de sua história e dos seus objetivos como cristão e político.

Ainda durante o encontro, Wellington debateu sobre a programação de Corpus Christi, prevista para o próximo dia 30 de maio. 

“É motivo de alegria estar aqui e ter a oportunidade de me apresentar ao arcebispo da igreja católica em São Luís e tratar de temas importantes, a exemplo da fraternidade. Além disso, também tratamos da programação de Corpus Christi e de meios possíveis para ajudar nessa grande cerimônia que celebra o santíssimo sacramento da eucaristia”, disse Wellington.

Wellington do Curso defende professores e solicita ao Ministério Público e a PF que investigue o SINPROESEMMA


Na sessão plenária desta quarta-feira (08), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para expor solicitação feita ao Ministério Público e a Polícia Federal. O objetivo é que haja uma investigação quanto às divergências identificadas nas falas da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Básica das redes estadual e municipais do Maranhão – SINPROESEMMA. 

De acordo com o deputado Wellington, centenas de professores procuraram o gabinete do parlamentar afirmando que não assinaram atas em que o Sindicato afirma que a categoria aceitou a habilitação dos advogados que, agora, pedem 15% dos precatórios do FUNDEF. 

“De um lado, o Sindicato afirma que existem atas que foram assinadas pelos professores autorizando a representação pelos advogados que agora buscam os 15% do valor dos precatórios do FUNDEF. Do outro, os professores afirmam nunca autorizaram essa representação. Portanto, diante de tantas divergências, o Ministério Público tem que investigar e apurar a conduta do Sindicato. Nosso papel segue sendo em defesa dos educadores e infelizmente o sindicato a muito tempo já não representa a categoria, pois mais uma vez prejudica a todos. Só que dessa vez não vai ficar assim. Estamos solicitando, inclusive, a saída do Raimundo Oliveira da presidência do sindicato”, disse o professor e deputado Wellington.

Com discurso de estadista, Dr Julinho reconhece trabalho de Brandão, Camarão, Luís Fernando

Um discurso histórico, que poder ser comparado ao de grandes estadistas, algo que raramente se encontra em terras maranhenses. Dr Julinho (Podemos), prefeito de São José de Ribamar, mostrou que política não se faz com ódio e que existe sim, reconhecimento e gratidão entre gestores, mesmo que estes não estejam no mesmo campo ideológico. No anúncio de importantes ações, obras e do título imaterial do Festejo de São José de Ribamar por parte do Governo do Estado, falou mais alto a diplomacia e o desejo explicito do trabalho irmanado em prol do povo do Maranhão.

Com pré-candidatura de oposição (Dudu Diniz) declarada ao prefeito de São José de Ribamar, a comitiva do governador Carlos Brandão (PSB), foi preparada para uma claque que despejasse vaias e causasse um constrangimento, mas tudo isso foi desarmado com a republicana e calorosa recepção do prefeito.

Dr Julinho reconheceu de forma pública, todos aqueles que vem ajudando o município de São José de Ribamar, o governador Carlos Brandão; o vice-governador Felipe Camarão (PT); o ex-prefeito Luís Fernando e ainda citou o presidente da Câmara Municipal, Antônio Ludovico (Dudu Diniz), demonstrando seu respeito ao seu provável adversário político nas eleições de outubro desse ano.

Para quem estava presente na cerimônia, classificam o discurso de Dr Julinho como um tapa de pelica (couro nobre e delicado com um toque bem macio), que chegou a constranger o governador Carlos Brandão que praticamente ignorou a presença do prefeito de São José de Ribamar durante a cerimônia.

Prefeito Dr . Julinho entrega mais uma escola reformada na Zona Rural de São José de Ribamar


Mais uma escola foi entregue aos ribamarenses. Dessa vez, a comunidade de Juçatuba, localizada na Zona Rural do município, recebeu da prefeitura de São José de Ribamar uma escolinha novinha e totalmente reformada.

Com uma nova estrutura, toda com acessibilidade, instalação de banheiro para PCD, climatizada, uma nova mobília e completamente transformada, a comunidade de Juçatuba comemora mais essa conquista.

A Escola de Juçatuba foi inaugurada em 1994, na primeira gestão do Dr. Julinho, e agora volta a ser lembrada e reformada, 30 anos depois, pelo mesmo gestor. Já são mais de 90% das escolas reformadas, todas seguindo o mesmo modelo, principalmente com adaptação da acessibilidade e climatização. 

A atual gestão, administrada pelo prefeito Dr. Julinho, segue valorizando a educação ribamarense. Essa é mais uma escola que segue o padrão de dignidade ao ribamarense, marcando mais uma vez, de forma positiva e levando qualidade de vida e ensino de qualidade às crianças ribamarenses. 

"É uma satisfação enorme fazer parte dessa história, inaugurar a escola e agora reformar, trazendo as adequações necessárias. Parabenizo toda a comunidade da Zona Rural, que eu amo muito, e tem valorizado e zelado para transformar essa localidade, seja com escolas, como é o caso da construção de uma nova creche aqui, ou seja com outros serviços que dê dignidade e qualidade de vida aos munícipes da Zona Rural", destacou o prefeito Dr. Julinho.

Wellington avança com pré-candidatura “Ouvindo São Luís” em reunião na Cidade Operária

No último sábado (04), o pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso, esteve na reunião da Cidade Operária com o projeto “Ouvindo São Luís”, com o qual moradores de diversos bairros apresentam reclamações e sugestões. Na ocasião, os moradores trataram da falta de água no bairro e do aumento exorbitante nas contas, razão pela qual solicitaram que Wellington do Curso, que também é deputado estadual, atuasse para garantir que os direitos da comunidade fossem assegurados.

Após ouvir os relatos, Wellington informou que irá oficiar a CAEMA para prestar esclarecimentos e resolver a situação. 

“Hoje foi a vez de reunir com moradores do bairro Cidade Operária. Entre os vários problemas, eles relatam que a falta de água é uma realidade que prejudica o dia a dia da comunidade. Além da falta de água, as contas chegam até R$ 800,00. Água dia sim, dia não é contas exorbitantes. Estamos de olho e iremos acionar a CAEMA para prestar esclarecimentos. Após isso, vamos acompanhar para que essa situação seja solucionada! Se eleitos, apresentaremos uma proposta de revisão do contrato firmando entre o município de São Luís e a CAEMA. Nossa pré-candidatura a prefeito de São Luís é na rua, ouvindo a população para apresentar soluções para os problemas! SÃO Luís merece mais!”, disse Wellington.

Prefeito Dr. Pedro Paulo, cada vez aumentando seu grupo com adesão de famílias para sua reeleição em 2024


 PRESIDENTE JUSCELINO/MA – Os políticos da região do Munim seguem se preparando para as eleições deste ano de 2024. Com a proximidade do pleito eleitoral, muitos acordos e negociações estão sendo realizadas. Esse é o caso do prefeito da cidade de Presidente Juscelino, Dr. Pedro Paulo. Em busca da reeleição, o atual gestor vem ganhado cada vez mais apoio para a sua pré-candidatura.

Dr. Pedro Paulo, vem recebendo o reforço de diversas família juscelinense. Importantes nomes da política da cidade que chegam para fortalecer o atual prefeito. Em entrevista ao site, Dr.Pedro celebrou a chegada de novos apoiadores.

“Para nós é uma grande satisfação receber o apoio de figuras marcantes da cidade, e de representação aqui na nossa gestão. Famílias que de fato estão vindo agregar e somar cada vez mais, trazendo mais firmeza e mais certeza que estamos no caminho certo”, declarou Dr. Pedro Paulo. Que postou a sua alegria e satisfação em sua rede social:

“Agradeço a recepção do nosso grande amigo Saturnino e família no povoado São João dos Costas ao lado do nosso pré-candidato a vereador Édson. Nossa luta sempre será por dias melhores”.

Para o prefeito Dr. Pedro, os novos apoios são importantes pois fortalecem o principal objetivo da sua pré-candidatura: proporcionar mais desenvolvimento para Presidente Juscelino. “Isso é muito importante pra gente, porque nós queremos assim, através do povo, das famílias de Presidente Juscelino, colocar a cidade em outro patamar e trazer mais prosperidade.

O prefeito Dr. Pedro Paulo, busca conquistar a reeleição para dar continuidade ao trabalho que vem realizando à frente da administração do município. De acordo com os números que o site teve acesso, o atual prefeito está bem avaliado na cidade.

Fonte  :Portal do Munim

Wellington do Curso solicita gratuidade no transporte para estudantes e concurseiros no dia da prova do CNU

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para fazer referência às indicações nº 457/2024 e 458/2024, de sua autoria. As solicitações foram protocoladas desde o dia 17 de abril e buscam garantir a gratuidade no transporte público no próximo dia 05 de maio aos candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU). As propostas foram encaminhadas tanto ao Governo do Estado quanto à Prefeitura de São Luís.


Como fundamento, Wellington citou dificuldades financeiras enfrentadas por muitos candidatos e ressaltou que a gratuidade no transporte público já foi adotada em outras ocasiões, a exemplo do carnaval.


“Encaminhei indicação tanto ao Governo do Estado quanto à Prefeitura solicitando que adotem providências para garantir a gratuidade no transporte público no dia 05 de maio. Tal ação tem como principal objetivo incentivar que as pessoas compareçam ao local de prova e que nenhuma dificuldade financeira seja capaz de impedi-las de participar do certame. Ressalto que em outras ocasiões tal medida já foi adotada, a exemplo do que aconteceu no carnaval”, disse Wellington.

CPI do Banco Master é defendida pelo deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha afirmou que decidiu assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Ma...