CPI do Banco Master é defendida pelo deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha afirmou que decidiu assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Master devido à gravidade das suspeitas que envolvem autoridades de diferentes esferas do poder público, incluindo integrantes do Judiciário e do Legislativo.

Segundo o parlamentar, ele normalmente evita assinar requerimentos de CPI, por entender que a investigação de crimes cabe à Polícia Judiciária. No entanto, no caso do Banco Master, Rocha avalia que há indícios de envolvimento de autoridades que integram a cúpula do sistema de Justiça brasileiro, o que, em sua visão, justifica a atuação direta do Congresso Nacional.

Hildo Rocha citou suspeitas de participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), senadores, deputados federais, governadores e prefeitos — inclusive de capitais — em um rombo estimado em cerca de R$ 47 bilhões. Para o deputado, diante da dimensão do caso e da quantidade de autoridades supostamente envolvidas, a CPMI é o instrumento adequado para apurar os fatos com transparência.

O parlamentar defendeu que a comissão sirva para esclarecer todas as dúvidas e expor eventuais esquemas de corrupção, garantindo que a população tenha acesso às informações. “É preciso tirar tudo debaixo do tapete”, afirmou.

De acordo com Hildo Rocha, o pedido de criação da CPMI do Banco Master já foi protocolado no Congresso Nacional. Ele manifestou a expectativa de que a comissão seja instalada ainda no primeiro trimestre de 2026 e que as investigações resultem na responsabilização dos culpados e na absolvição dos inocentes.


Prefeitura de Icatu fortalece parceria com os Bancos do Nordeste e da Caixa Econômica Federal

 

ICATU/MA – O prefeito da cidade de Icatu, Walace Azevedo, esteve reunido com representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, para fortalecer parcerias para a implantação de projetos e a criação de salas para atendimento na cidade de Icatu. O mesmo fez questão de divulgar em sua rede social o grande avanço de parcerias com os bancos:

“Icatu é parceira dos bons negócios! 
Em reunião com o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal, fortalecemos parcerias para a implantação de projetos e a criação de salas de atendimento em nossa cidade. Serão diversas ações voltadas ao incentivo, ao investimento, ao desenvolvimento local e à ampliação do acesso a facilidades financeiras para os icatuenses”. Postou Walace.

PREFEITO WALACE AZEVEDO FECHANDO PARCERIA COM REPRESENTANTES DO BANCO.

Água, drenagem e esgoto tratado foram temas da reunião de Hildo Rocha com Flávio Gomes, diretor de saneamento ambiental

Água potável, drenagem urbana e esgotamento sanitário foram os temas discutidos durante reunião entre o deputado federal Hildo Rocha (MDB) e o diretor de saneamento ambiental, Flávio Gomes, no Ministério das Cidades, em Brasília. O encontro teve como foco a busca de soluções e o acompanhamento de projetos em tramitação na Secretaria Nacional de Saneamento, voltados a diversos municípios do Maranhão.

Durante a reunião, Hildo Rocha destacou que foi ao ministério para obter informações sobre propostas relacionadas ao saneamento básico no Maranhão. 

“Para saber como estão as propostas dos municípios e do governo estadual relacionadas a drenagem, abastecimento de água e de esgoto sanitário junto ao ministério das cidades que vim conversar com o amigo Flavio para que as propostas se transformem em benefícios concretos para os meus conterrâneos“,  afirmou o parlamentar.

O deputado ressaltou ainda a importância de acompanhar as etapas dos projetos de drenagem selecionados no fim do ano passado e cobrou maior engajamento das prefeituras. Segundo ele, muitos municípios enfrentam dificuldades para concluir os projetos.

“Os municípios estão demorando a concluir os projetos e colocar os mesmos no sistema. Então, nós vamos cobrar para ver se os municípios realmente fizeram a parte deles”, explicou.

Além da drenagem, Hildo Rocha solicitou apoio para a liberação de pagamentos e avanços em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

Ao agradecer a receptividade, elogiou a trajetória do diretor. “Pedi também alguns pagamentos de sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de interesse de vários municípios do Maranhão. Sei que vou ter esse apoio, porque Dr. Flávio é uma pessoa muito atuante, com larga experiência na área de saneamento ambiental no Brasil e é um bom amigo”, disse.

Em resposta, Flávio Gomes reafirmou o compromisso da Secretaria Nacional de Saneamento com as demandas apresentadas e destacou a relevância social dos investimentos. “Esses pleitos que você está trazendo para nós aqui no Ministério das Cidades serão tratados com carinho, porque é uma população que precisa disso”, garantiu.

O diretor enfatizou que as ações em saneamento têm impacto direto na qualidade de vida da população. “Água, saneamento, drenagem, é saúde, é vida, e isso aí eu tenho total interesse em ajudar essa população. Pode contar comigo sempre, deputado Hildo Rocha”, concluiu.


Eliziane na solenidade em Brasília sobre pacto nacional contra o feminicídio: “Temos que dar um basta na violência contra mulheres

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) participou nesta quarta-feira, em Brasília, da cerimônia que lançou o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio. O evento foi realizado no Palácio do Planalto e contou com as presenças dos presidentes dos 3 Poderes da República. 

O pacto, batizado com o lema “Todos Por Todas”, tem como eixos principais a prevenção, a proteção, a responsabilização de agressores e a garantia de direitos para vítimas mulheres.

A senadora maranhense reforçou que o combate à violência contra mulheres é um dos grandes pilares de sua vida pública. Sua atuação histórica remonta ao período como deputada estadual no Maranhão, onde presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e se consolidou no Congresso Nacional.

Eliziane é autora e relatora de projetos cruciais para a segurança das mulheres. Entre as iniciativas da parlamentar há propostas que aumentam a pena para crimes de feminicídio e violência doméstica.

"Esta é uma prioridade de vida. Desde que assumi meu primeiro mandato como deputada estadual, elegi essa pauta como fundamental. Ver o governo priorizar isso de forma transversal é uma esperança para que os indicativos de violência finalmente mudem", declarou a senadora.

No Brasil, os dados são alarmantes. A cada 24 horas, pelos menos quatro mulheres são mortas apenas porque são mulheres.

“É preciso dar um basta nesta situação. Temos que reagir conjuntamente para salvar a vida das mulheres brasileiras”, acrescentou Eliziane.

O Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio simboliza uma junção de forças entre os poderes para garantir que a proteção à mulher deixe de ser apenas um discurso e se torne uma política de Estado efetiva.

Hildo Rocha atua firmemente pela aprovação da MP que cria o Programa Gás do Povo

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) trabalhou pela aprovação da Medida Provisória nº 1313/25, que cria o Programa Gás do Povo. A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira.  

O programa Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de famílias que poderão trocar o seu botijão de gás nos postos revendedores de forma gratuita, desde que esteja cadastrado no programa.

Aprimoramento

Durante a votação em Plenário, Hildo Rocha, representando o blocão (MDB, UP, PSD, Republicanos e Podemos) orientou voto favorável ao texto principal e contrário aos destaques que poderiam comprometer a estrutura do programa. Segundo o parlamentar, a nova modelagem garante mais dignidade e efetividade à política pública.

“Obviamente, orientamos ‘sim’ ao texto e ‘não’ ao destaque, por entender que essas 15 milhões de famílias que terão direito ao Gás do Povo, gás gratuito, poderão todos os meses ir à distribuidora e trocar seu gás de cozinha. Dependendo do tamanho da família, pode até ser mais de um botijão de gás”, afirmou.

Inovação importante

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pelo relator na comissão mista, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), e contou com apoio direto de Hildo Rocha, que integrou a comissão especial responsável pela análise da MP. 

O parlamentar maranhense destacou as inovações incorporadas à proposta, especialmente a criação de uma nova modalidade voltada à instalação de sistemas de baixa emissão de carbono, como biodigestores, sobretudo em áreas rurais.

“O Relator trouxe uma inovação que julgo muito importante, que é a possibilidade de recursos da União serem utilizados para implantação de biodigestores, principalmente em áreas rurais, onde há grande dificuldade de transporte do gás liquefeito de petróleo, o GLP”, destacou Hildo Rocha.

O deputado também ressaltou que a MP preserva o direito de escolha das famílias beneficiárias, permitindo a coexistência das modalidades durante o período de transição.

“Além da troca gratuita do gás, também há a possibilidade de a família receber o vale-gás. Se quiser receber o vale da forma como é hoje, a família poderá optar por continuar recebendo, sem nenhum problema”, explicou.

Para Hildo Rocha, a manutenção do texto aprovado é essencial para garantir os avanços construídos pela comissão mista.

“A retirada desse dispositivo prejudica tudo o que foi construído pela Comissão Especial que analisou essa medida provisória, sob a relatoria do Deputado Hugo Leal, da qual tive a oportunidade de fazer parte”, afirmou.

A Medida Provisória 1313/25, editada no ano passado pelo presidente Lula, avança como um dos principais instrumentos de combate à insegurança energética e social no país, fortalecendo a política de proteção às famílias de baixa renda e ampliando o acesso ao gás de cozinha de forma gratuita, segura e sustentável.



Deputado Wellington volta a cobrar do Estado reajuste dos professores e policiais

Nesta terça-feira (03), o deputado estadual Wellington do Curso voltou a cobrar do Governo do Estado o reajuste salarial dos professores da rede estadual, reafirmando seu compromisso com a valorização da educação e dos profissionais que atuam diariamente em sala de aula. O parlamentar destacou também a necessidade de reajuste para os policiais e bombeiros.

Durante o pronunciamento, Wellington fez uma comparação com a política adotada em São Luís, onde o prefeito Eduardo Braide concedeu reajuste de 16% aos professores da rede municipal, enquanto, no âmbito estadual, ainda não houve a aplicação do percentual mínimo previsto em lei.

“Sou professor, conheço a realidade da sala de aula e sei o quanto essa categoria é historicamente desvalorizada. Enquanto em São Luís os professores municipais tiveram um reajuste de 16%, o Governo do Estado não concedeu sequer o reajuste previsto na Lei do Piso Nacional do Magistério, que é de 5,4%. Professor precisa ser respeitado, valorizado e ter seus direitos garantidos. Meu mandato é, e sempre será, em defesa dos professores e da educação pública de qualidade. E destacamos também a necessidade de reajuste para os nossos policiais e bombeiros. Relembro, inclusive, que esse ano o Estado do Goiais reajustou o salário dos policiais militares em 25,6%. A nossa luta pela campanha salarial e valorização começou. Vamos pra cima. Reajuste já!” Destacou o deputado Wellington.

Camarote Unique eleva padrão de sofisticação e glamour no Carnaval da Avenida Litorânea

 


O pré-Carnaval de São Luís 2026 ganhou um novo patamar de elegância, conforto e exclusividade com o Camarote Unique, que vem superando expectativas e se consolidando como um dos espaços mais disputados da folia na capital maranhense.

Inspirado no brilho, na música e na energia contagiante do Carnaval da Ilha, o Camarote Unique oferece uma experiência diferenciada para quem deseja curtir a festa com requinte e estilo. O ambiente sofisticado e vibrante foi cuidadosamente planejado para unir alegria, glamour e bem-estar, proporcionando momentos inesquecíveis ao público.

Localizado estrategicamente no coração do circuito da Avenida Litorânea, o camarote garante uma vista privilegiada dos desfiles e shows, permitindo que os foliões acompanhem cada detalhe da festa com total conforto. Além disso, o espaço conta com um serviço completo e diversificado, incluindo cerveja, gin, vodka, uísque, água e refrigerantes, atendendo aos mais variados gostos.

Outro grande destaque é o line-up especial, que reúne artistas de renome da cena musical, garantindo noites de muita dança, animação e alto astral. A programação foi pensada para manter o público envolvido do início ao fim, celebrando o melhor do pré e do Carnaval de São Luís.

Com decoração exclusiva e estrutura diferenciada, o Camarote Unique reforça sua proposta de unir sofisticação e entretenimento em um só lugar. Cada detalhe foi pensado para oferecer conforto, segurança e uma experiência premium aos foliões.

Mais do que um espaço para assistir aos shows, o Camarote Unique se consolida como um verdadeiro símbolo do glamour do Carnaval maranhense, elevando a festa a um novo nível.

Quem busca viver o Carnaval de São Luís de forma única, elegante e inesquecível, encontra no Camarote Unique o destino ideal. Os ingressos já estão disponíveis, e a promessa é de uma celebração memorável, à altura da grandiosidade da folia na Ilha do Amor.

Com emenda de Pedro Lucas, Câmara aprova medida que cria o programa Gás do Povo

 

No retorno das atividades do Legislativo, nessa segunda-feira (02), a Câmara realizou a votação da Medida Provisória 1313/25 que cria o programa Gás do Povo, que beneficia famílias brasileiras de baixa renda com botijões de gás gratuitos. A medida altera o nome do antigo programa Gás dos Brasileiros para Gás do Povo e prevê o fim gradual do pagamento do benefício em dinheiro, em favor da retirada gratuita de botijões em revendas credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A emenda proposta pelo deputado Pedro Lucas, aprovada durante a tramitação da MP na Câmara, introduziu ajustes na forma de implementação do programa, reforçando mecanismos de controle na aplicação do benefício, garantindo a rastreabilidade das operações, redução de riscos de fraude e a destinação direta do subsídio ao beneficiário final.

O programa alcança famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo, especialmente aquelas com renda de até R$ 218. Com esses critérios, a expectativa é atender cerca de 15,5 milhões de famílias a partir de março de 2026, expandindo significativamente o atendimento em relação ao modelo anterior.

O deputado Pedro Lucas, líder do União Brasil na Câmara, defende a medida como um avanço social importante no combate à pobreza energética e à insegurança alimentar. “A aprovação dessa medida demonstra o compromisso da Câmara dos Deputados com políticas públicas que enfrentam diretamente as desigualdades sociais. Nosso objetivo é que o auxílio chegue de forma efetiva às casas brasileiras, especialmente àquelas que enfrentam dificuldades para garantir itens básicos do dia a dia. Seguiremos trabalhando para que essa iniciativa se consolide e cumpra plenamente sua função social.” afirmou o parlamentar.

Aprovada com ampla maioria no plenário, a MP recebeu 415 votos favoráveis, 29 contrários e duas abstenções, seguindo agora para análise no Senado Federal, que tem até o dia 10 de fevereiro para deliberar sobre o texto.

Iniciada construção de 143 casas na sede de Grajaú conseguidas pelo deputado Hildo Rocha

O município de Grajaú, no Maranhão, deu início à construção de 143 unidades habitacionais urbanas do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Parque Grajaú II. Durante visita às obras, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) destacou a importância da retomada do programa e o impacto direto para o Maranhão. 

Segundo o parlamentar, o Maranhão foi o maior beneficiado pelo Minha Casa Minha Vida, tanto na modalidade urbana quanto rural. 

“Aqui onde nós estamos estão sendo iniciadas a construção de 143 unidades habitacionais urbanas, do FAR, do Minha Casa Minha Vida, programa que voltou em 2023 com o presidente Lula”, afirmou o parlamentar, ao lembrar que participou diretamente do processo de reconstrução da política habitacional nacional.

Hildo Rocha ressaltou ainda a relação com o município e a parceria com a gestão local. “Grajaú é uma cidade, cuja população, eu gosto muito, tenho um amor muito grande por essa cidade, por este povo, e porque ela é uma cidade muito bem administrada”, disse, elogiando a atuação do prefeito Gilson Guerreiro. 

De acordo com o deputado, além das 143 unidades em execução, já estão garantidas outras 150 casas urbanas e novos projetos devem ser viabilizados. “Vou conseguir mais casas ainda para a cidade de Grajaú, para a população grajauense”, assegurou.

Outro ponto destacado foi a qualidade das construções. O parlamentar chamou atenção para a estrutura das unidades, com piso em laje de concreto armado. “É um piso de concreto, o que dá segurança para quem vai morar nesta casa aqui. A pessoa vai ter uma casa segura, confortável e higiênica”, afirmou, ressaltando o impacto das moradias na dignidade das famílias beneficiadas.

Trabalho contínuo

O prefeito Gilson Guerreiro classificou as obras como resultado de um trabalho contínuo e de parcerias institucionais. “Isto aqui é a ação de um trabalho continuado. Nós temos uma equipe da habitação que já vem de muito tempo”, declarou. 

Guerreiro também destacou a atuação de Hildo Rocha tanto como deputado quanto como secretário executivo do Ministério das Cidades. “Contribuindo muito para poder combater o déficit habitacional deste país, que é muito grande”, afirmou.

Segundo o prefeito, os investimentos habitacionais em Grajaú alcançam áreas urbanas, rurais e territórios indígenas. Ele lembrou que, após anos de espera, já foram entregues 14 casas na Terra Indígena Morro Branco e que outras casas estão em construção, além do novo conjunto habitacional com 150 casas conseguidas pelo deputado federal Hildo Rocha. 

“O número está crescendo. À medida que o entrosamento vai acontecendo, as coisas vão caminhando, agora mesmo o deputado Hildo Rocha já conseguiu um outro conjunto habitacional com 150 casas e mais casas rurais”, disse.

Obra de grande porte

Gilson Guerreiro também destacou outros investimentos estruturantes articulados pelo deputado, como a obra de macrodrenagem avaliada em R$ 43 milhões. “A obra de maior recurso financeiro que vai entrar no Grajaú foi através dele, que é a macrodrenagem”, afirmou, defendendo o reconhecimento público de quem contribui com o desenvolvimento local.

O secretário municipal de Habitação, Telmiston Carvalho, também comemorou o início das obras no Parque Grajaú II. “É motivo de muita alegria você ver aqui o início dessas 143 unidades para a nossa cidade de Grajaú”, declarou. Ele enfatizou que os investimentos vão além do número de casas, ao promover mais saúde e dignidade para a população. “É trazer mais dignidade, trazer mais saúde para essa população que tanto precisa”, completou.

De acordo com Telmiston, Grajaú apresenta um alto índice de déficit habitacional, e os novos empreendimentos, somados às moradias urbanas, rurais, indígenas e quilombolas, representam um avanço significativo. “Isso só traz melhoria e crescimento para a nossa cidade”, concluiu.

As obras reforçam o papel do Minha Casa Minha Vida como principal política pública de habitação no país e colocam Grajaú entre os municípios maranhenses com maior volume de investimentos na área.



Lideranças políticas e sindicais se reúnem em Presidente Dutra com Hildo Rocha e Gizelia

A participação do deputado federal Hildo Rocha (MDB) em reunião com lideranças sindicais, políticas e comunitárias promovida pela vereadora Gizélia Albuquerque (MDB), com apoio do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde da Regional de Presidente Dutra, consolidou o evento como um importante espaço de articulação política regional e de grande fortalecimento das pautas dos ACS e também das ações realizadas pelo parlamentar maranhense em Presidente Dutra.

O encontro reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias da regional de Presidente Dutra, lideranças sindicais, gestores municipais e representantes políticos de diversos municípios, evidenciando a capilaridade e a influência do mandato do parlamentar na região central do Maranhão.

Trabalho focado em resultados concretos

Em sua fala, Hildo Rocha destacou que sua atuação política é orientada por resultados concretos e ações efetivas nos municípios, citando investimentos em habitação popular, pavimentação, máquinas, sistemas de abastecimento de água e apoio permanente às categorias que sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O deputado reafirmou que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são a base da saúde pública brasileira e garantiu que continuará defendendo a categoria no Congresso Nacional.

Confiança que faz a diferença

A vereadora de Presidente Dutra, Gizélia Albuquerque anfitriã do evento ressaltou sua trajetória como agente comunitária de saúde e destacou a relação de confiança construída ao longo dos anos com o deputado. Segundo ela, o trabalho de Hildo Rocha é marcado pela seriedade e pelo compromisso, mesmo em momentos de adversidade política. 

“Na Câmara Municipal de Presidente Dutra, eu tenho seguido o exemplo do Hildo, no trabalho, na seriedade, no compromisso e na palavra”, afirmou, ao relatar ações concretas viabilizadas pelo parlamentar para Presidente Dutra, como a destinação de máquinas, obras de infraestrutura e a construção de 50 casas populares.

Sinônimo de credibilidade

O reconhecimento ao deputado também foi reforçado pelo prefeito de Governador Luiz Rocha, Zezão, que destacou o impacto direto da atuação parlamentar no desenvolvimento dos municípios. 

Para o gestor, a presença de Hildo Rocha como representante político é sinônimo de crescimento e trabalho. “A cidade que tem Hildo Rocha como representante tem desenvolvimento. Hildo é trabalho e representa bem os municípios, ele é o melhor para todos os municípios do Maranhão”.

Aliado histórico dos ACS

Do ponto de vista sindical, a líder Marleidy Bernabé enfatizou a importância da mobilização nacional dos agentes de saúde e reconheceu no deputado um aliado histórico da categoria. Ao se referir aos desafios enfrentados pelos profissionais, destacou que a luta exige representação política comprometida e conhecedora da realidade da base. 

“O deputado Hildo sabe da nossa luta”, afirmou, ressaltando que o parlamentar acompanha de perto as demandas dos agentes comunitários e de combate às endemias e compreende a relevância da categoria para a saúde pública brasileira.

Com ampla participação popular e forte presença política, o encontro em Presidente Dutra reforçou a imagem de Hildo Rocha como um deputado municipalista, com atuação reconhecida por gestores, lideranças sindicais e representantes da saúde, consolidando seu capital político na região e ampliando o diálogo com bases estratégicas do Maranhão.

Merece respeito

A presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde de Presidente Dutra, Rita Cleide, destacou o perfil humano e o compromisso do parlamentar com a categoria. 

Segundo ela, trata-se de “um deputado ativo, atuante e, acima de tudo, humano, que conhece de perto a realidade dos agentes comunitários de saúde em Brasília”. Rita Cleide afirmou ainda que o parlamentar “merece o respeito, a confiança e o apoio dos trabalhadores”, ressaltando a importância de sua atuação nas decisões políticas da Câmara Federal em defesa da classe.


Presidente da Câmara de SJR, Francimar Jacintho, destaca parceria institucional na assinatura da ordem de serviço de pavimentação

A presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, vereadora Francimar Jacintho, assinou, na tarde deste sábado, a ordem de serviço que autoriza a execução de obras de pavimentação no município, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do prefeito municipal, Dr. Julinho.

Durante o ato, o Governo do Estado anunciou a pavimentação de 110 quilômetros de vias em São José de Ribamar, sendo 90 quilômetros em asfalto e 20 quilômetros em bloquetes, que serão distribuídos em diversos bairros da cidade. 

A iniciativa tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, garantir mais segurança no tráfego e proporcionar melhores condições de vida à população.

A assinatura da ordem de serviço é um ato de intervenções na parceria entre o Governo do Maranhão, a Prefeitura de São José de Ribamar e o Poder Legislativo municipal. 

"Essa iniciativa e essa parceria é um avanço significativo para o desenvolvimento do município de São José de Ribamar, atendendo as demandas de algumas comunidades ribamarenses", destacou Francimar.

CPI do Banco Master é defendida pelo deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha afirmou que decidiu assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Ma...