Deputado Wellington convida pais e mães de crianças para audiência pública que discutirá sobre vagas em escolas de São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (31), para convidar pais e mães de alunos para uma audiência que acontecerá na sede da Procuradoria de Justiça no Maranhão. A audiência é uma iniciativa da promotoria da Educação e busca debater com o município de São Luís sobre a falta de vagas nas escolas públicas. 

Ao fazer o convite, Wellington citou a importância da participação de pais e mães e destacou que medidas efetivas devem ser adotadas com urgência.

“Nos últimos dias, estive acompanhando a dor e sofrimento de pais que precisam ficar em filas gigantescas na tentativa de obter uma vaga em escola pública municipal para matricularem seus filhos. Amanhã, teremos uma audiência na sede da Procuradoria de Justiça, próximo à igreja Universal. O objetivo é encontrar uma solução para esse problema que impede que nossas crianças tenham o acesso à educação”, disse o deputado Wellington. 

AUDIÊNCIA NA PROCURADORIA 

A audiência está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (01), com início às 09h da manhã, no prédio do Ministério Público, na sala 02. O prédio está localizado no Canto da Fabril, próximo à igreja Universal.

Absurdo! Oposição em São José de Ribamar arma manifestação contra a construção de uma creche no bairro Cohatrac

Em São José de Ribamar, a oposição do atual prefeito Dr. Julinho, parece que passa 24 horas por dia acendendo vela para que o município não se desenvolva, mas se fosse só a vela e as críticas, quase sempre sem fundamento, o ribamarense poderia ficar até despreocupado, o problema é que a turma vem trabalhando contra e desta vez, a situação foi longe até demais.

Na tarde de hoje, a prefeitura anunciou a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma creche na Travessa 2, do Cohatrac V, mas durante o ato de assinatura, um pequeno grupo de pessoas que se dizia classe média, proibiu a ação alegando que no local os moradores querem uma praça e não uma creche padrão FNDE tipo 2, que pode atender mais de 300 crianças. 

Veja no vídeo.

Em um vídeo feito por um dos manifestantes e postado em uma rede social do bairro, a narrativa é clara: “Não queremos creche, queremos uma praça com uma área verde”. Mas nos comentários da mesma postagem é possível ver que a atitude dos manifestantes desagradou por unanimidade os moradores da região, que não pouparam críticas e ataques à política maquiavélica. 

Em um dos comentários, uma mãe mostra total revolta e diz que o bairro já tem muitas praças, mas não tem uma única creche pública e que nem todos tem condições de pagar por ensino particular .

(Print do comentário)

Este outro morador diz preferir uma creche e acrescenta que muitas mães precisam trabalhar e não tem onde deixarem seus filhos. 

(Print do comentário)


As praças são de fato importantes para proporcionar lazer e socialização dentro de uma comunidade, mas em comparação com uma creche que é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família, perde no quesito prioridade. 

Ir contra a construção deste dispositivo é de um egoísmo e falta de bom senso que foge do entendimento, levando em consideração que em todo o Brasil, 2,5 milhões de crianças de 2 e 3 anos de idade estão fora da creche, segundo um levantamento de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, feito no ano passado. 

Essa seria a assinatura da ordem de serviço para a construção da décima creche, anunciada pelo prefeito Dr.Julinho, já foram nove no total sendo que uma já foi entregue na região das Vilas. Complicado, querem proibir o prefeito até de honrar sua palavra.

Concursados de Pindaré realizam manifestação pacífica em São Luís e recebem apoio do deputado Wellington

Nesta quarta-feira (31), o deputado estadual Wellington do Curso esteve em manifestação pacífica realizada pelos aprovados no último concurso para o cargo de professor na cidade de Pindaré-Mirim. O objetivo dos aprovados é sensibilizar os membros do Tribunal de Justiça quanto à necessidade de nomeação dos candidatos que estão aptos desde 2016. 

De acordo com o deputado Wellington, a nomeação é um direito e deve ser assegurado pelo Tribunal.

“Estamos aqui em apoio aos professores aprovados no concurso em Pindaré-Mirim. Estão prontos para somar à educação desde 2016, mas ainda não foram nomeados. Já estivemos em audiência pública na cidade e encaminhamos o nosso posicionamento pela nomeação ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça e à Prefeitura. A luta continua!”, disse o deputado Wellington.

Deputado Wellington, Promotoria e Defensoria Pública fiscalizam central de vagas para escolas em São Luís


Nesta terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso realizou visita de inspeção ao Centro Avançado de Apoio à Educação em São Luís, onde dezenas de pais e mães se reuniram na tentativa de conseguir uma vaga para o ano letivo de 2024 nas escolas públicas municipais. A visita foi acompanhada pelo promotor de Justiça da Educação, Lindonjonson Gonçalves, e do defensor público Davi Veras.

Na ocasião, Wellington ouviu atentamente os relatos apresentados pelas mães e pais de alunos e informou que o Ministério Público já está ciente do caso.

“Na companhia do promotor de Justiça da Educação, Dr Lindonjonson, e do defensor Davi Veras, realizei hoje uma visita de inspeção ao Centro Avançado de Apoio à Educação em São Luís. Ontem, estive no local e encontrei dezenas de mães aflitas por não conseguirem vagas nas escolas públicas de São Luís. Já fizemos o levantamento para garantir que nenhuma criança fique sem estudar.  Promotoria e Defensoria também irão adotar as medidas cabíveis para que a educação seja assegurada. Contem comigo 

nessa luta!”, disse o parlamentar nas redes




“Faltam vagas em escolas e sobra dinheiro para o carnaval”, diz deputado Wellington ao denunciar caos em São Luís

Nesta segunda-feira (29), o deputado estadual Wellington do Curso esteve no Centro Avançado de Apoio à Educação (CAAED) em São Luís. A visita do parlamentar foi motivada por inúmeras mensagens de mães e pais de alunos que denunciaram a humilhação que tem sido para conseguir uma vaga nas escolas públicas municipais para seus filhos.

No local, Wellington constatou o caos e tentou contato com o servidor público responsável pelo atendimento de centenas de pais, não obtendo justificativa plausível para a violação do direito das mães que ali buscaram somente uma vaga. 

“Faltam vagas nas escolas em São Luís e sobra dinheiro para shows em carnaval. Pergunto a vocês: é essa a cidade que queremos? Hoje, estive acompanhando a dor e o sofrimento de centenas de mães que querem somente uma vaga para seus filhos. Estou com elas e garantirei tudo para que o direito à educação seja respeitado!”, disse Wellington.

Após a visita de inspeção, o deputado Wellington se dirigiu ao Ministério Público para tratar do caso e encontrar uma solução.



Mesmo em recesso parlamentar, vereador Neto Costa segue atuante em busca de obras e benefícios para Icatu


O vereador e presidente da câmara de Icatu, Neto Costa segue atuante em prol das comunidades e regiões de Icatu.

Em parceria com o executivo o parlamentar solicita com frequência as melhorias e obras para vários povoados, são estradas, praças, reforma de escolas, postos de saúde e etc.

Em Itapera o vereador Neto agradeceu ao prefeito Walace por atender os pedidos em prol da população.

“Temos convicção que os serviços estão acontecendo em várias frentes, aqui na nossa região temos escolas, praças, portos, estradas e muitas outras obras sendo executadas. Quero agradecer a boa vontade do prefeito Walace para concluir esses serviços. É uma gestão de compromisso”, afirmou o vereador.



Wellington do Curso se reúne com direção do Partido Novo para disputar prefeitura de São Luís

Na manhã desta sexta-feira (26), Wellington do Curso, um dos deputado estaduais mais atuantes pelo Maranhão, esteve em reunião com a direção do Partido Novo. O objetivo foi tratar das eleições municipais, especificamente a Prefeitura de São Luís. Participaram da reunião Lahesio Bonfim e Leonardo Arruda, presidente do Novo.

Na ocasião, Wellington reafirmou o seu compromisso em ter uma candidatura independente e forte na defesa da população de São Luís.

“Reunião muito proveitosa para tratar da nossa pré-candidatura à prefeitura de São Luís, fortalecimento, crescimento e viabilidades de pré-candidaturas para vereadores e prefeitos pelo Novo em 2024 e candidaturas fortes ao Governo, Senado, Câmara e Assembleia em 2026. Com muito trabalho, dedicação e de forma compartilhada transformar o Novo em um dos grandes partidos do estado do Maranhão, sob a presidência de Leonardo Arruda! Nosso compromisso é ser um pré-candidato independente e firme na defesa de quem mais precisa. Apresentando soluções para os problemas da cidade e com o olhar transformador, desenvolvimentista e de crescimento econômico e social. Mudar a vida das pessoas para melhor!” disse o o professor, empresário e deputado estadual Wellington do Curso.

Eleições 2024: Vini Jansen cresce de forma expressiva em São Luís

 

Com grande aceitação popular dentro das comunidades, o Jovem promissor Vini Jansen vem crescendo de forma expressiva na Capital maranhense,com base em suas atuações e projetos sociais.

O jovem ressaltou que está à disposição da população ludovicenses para colocar em prática seus planos e projetos político que vem construindo desde das três últimas eleições.

“Agora em 2024 já coloco meu nome à disposição e o mais importante é que esta pré-candidatura nasceu no coração da população, nasceu das ruas, das feiras, da população carente o desejo de ter o Vini Jansen, o amigo do povo Vereador de São Luís“, afirmando que vai atender esse chamado da população ludoviscense e de Deus.

Deputado Wellington defende reajuste salarial digno aos professores no Maranhão

 

Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para se pronunciar quanto ao reajuste salarial anunciado pelo Governo do Estado aos professores no Maranhão. De acordo com o parlamentar, a mensagem governamental ainda não chegou à Assembleia Legislativa.

Ao abordar o assunto, Wellington informou que analisará a mensagem do Governo para que possa contemplar os anseios dos professores, a exemplo da necessidade de implantação do piso nacional da categoria.

“Hoje, o governador anunciou que concederá o reajuste de 3,62% aos professores. Informo a todos que a mensagem ainda não chegou à Assembleia Legislativa. Assim que chegar, estarei avaliando e apresentando as medidas necessárias para garantir que o piso nacional seja implantado, que as progressões sejam respeitadas e que os aposentados e pensionistas também sejam contemplados. Educação pública de qualidade se faz com a valorização dos professores. Nossa luta vai continuar pela implantação do Poso Nacional. Professores e professoras, contem sempre comigo!”, disse o parlamentar.



Prefeito Dr .Julinho assina ordem de serviço em mais duas creches em Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar deu mais um passo importante na área da educação, com a realização da Ordem de Serviço para a construção de duas creches padrão tipo 1, de tamanho maior, nos bairros do Outeiro e Vila Diomedes.

Essa é a sétima Ordem de Serviço das nove creches que estão programadas para serem entregues no município. Vale ressaltar, que a Vila São Luís já teve uma creche entregue anteriormente.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Roberto Mouchrek, explicou que o investimento para a construção dessas creches são recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC) e que todas tem um padrão de excelência e conforto para as crianças ribamarenses.

"O prefeito Dr. Julinho segue cumprido seu compromisso com a população e vai trazer mais qualidade de vida e dignidade para as mães que necessitam deixar seus filhos nas creches que estão sendo construídas", destacou o secretário.

O prefeito Dr. Julinho ressaltou o compromisso de sua administração com a educação e com os moradores de São José de Ribamar. "Essas novas creches serão fundamentais para ampliar o acesso à educação de qualidade e atender às demandas da comunidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento educacional do município", finalizou.



Deputado Wellington se reúne com Secretário para discutir ações urgentes na Segurança Pública


Na manhã desta terça-feira (23), o deputado estadual Wellington do Curso esteve em reunião com o Secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, para discutir medidas imediatas diante da crescente onda de violência que assola a Região Metropolitana. O encontro foi motivado pelo recente assassinato de um motorista de ônibus, ocorrido na noite anterior durante um assalto.

Durante a reunião, o deputado Wellington citou que somente na noite de ontem (22) São Luís foi palco de três assaltos, o que comprova a necessidade de nomeação de mais policiais.

"Diante da gravidade da situação na segurança pública, reforço a importância da nomeação imediata dos 1.100 aprovados no último concurso. A população precisa de ações concretas agora. Não podemos adiar mais essa medida crucial para o combate à criminalidade e para a proteção dos cidadãos.", disse Wellington.

Ainda durante a reunião, o deputado abordou a questão da escala de trabalho dos policiais militares e mencionou ter recebido mensagens de praças informando que o atual Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel. Ilmar, deu ordens para a efetuação de barreiras por tempo indeterminado.

"Eu sou favorável às barreiras, mas não aceito que um policial, por mais dedicado que seja, seja obrigado a desempenhar sozinho o trabalho que seria adequado para 10 agentes. Isso é injusto e coloca em risco a segurança tanto dos policiais quanto da população. Precisamos sim de mais barreiras e, para isso, precisamos de mais policiais", disse Wellington.

Diante das demandas apresentadas, o Secretário Maurício Martins comprometeu-se a avaliar as propostas do deputado e buscar soluções imediatas para reforçar a segurança na região metropolitana. A reunião evidencia a urgência de ações conjuntas entre o poder legislativo e executivo para garantir a proteção dos cidadãos e o efetivo combate à criminalidade na localidade.



Eleições 2024: Vice-prefeito Gilson Lima tem agenda produtiva em São Luís

 

O vice prefeito da cidade de Presidente Sarney-MA, Gilson Lima, esteve em São Luís nesta segunda feira, 22, em uma agenda produtiva e voltada para o projeto político de seu grupo para as eleições deste ano.

Incansável e guerreiro como já é conhecido o vice-prefeito, Gilson não para de buscar parcerias para o Município de Presidente Sarney.

Ne ocasião foi recebido pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes, onde pôde contar sua trajetória política e também conhecer mais sobre a história do Deputado e do Partido União Brasil.

Hilton Gonçalo anuncia o seu pré-candidato na disputa em Santa Rita

 

O prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, decidiu, neste fim de semana, anunciar o seu candidato para disputa da eleição municipal em outubro deste ano.

Hilton Gonçalo decidiu pelo médico e empresário Milton Gonçalo Júnior.

Dr. Hilton já conversou com sua base na Câmara Municipal e dos 10 vereadores que compõem o seu grupo, sete já disseram “sim” ao nome de Milton. Outras três adesões devem acontecer na próxima semana.

Os vereadores já se articulam para indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Milton Gonçalo.

Foto: Divulgação

Deputado Wellington solicita urgência na votação de PL que dispõe sobre o fim da cláusula de barreira em concursos

Nesta segunda-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso apresentou um requerimento de urgência para votar o projeto de lei nº 161, de sua autoria, que visa eliminar a cláusula de barreira nos concursos públicos no estado do Maranhão. A proposta, de autoria do parlamentar, busca assegurar que todos os candidatos aprovados em concursos públicos tenham o direito de assumir seus cargos, independentemente de qualquer restrição imposta pela cláusula de barreira, que é aplicada de maneira a restringir a nomeação de candidatos aprovados que não tenham alcançado um percentual mínimo de pontos em provas específicas.

Sobre a urgência na votação, o deputado Wellington citou que o Governo do Estado encaminhou uma mensagem com teor semelhante, porém, aplicando-se apenas ao edital nº 01/2017, motivo pelo qual o parlamentar defende que seu projeto de lei seja aprovado para que a medida seja estendida a todos os concursos públicos.

"Apresentei um requerimento pedindo urgência na votação do nosso PL nº161, que dispõe sobre o fim da cláusula de barreira. O Governo do estado encaminhou uma mensagem com teor semelhante, mas aplicando somente ao último concurso da Polícia Civil. Precisamos de uma lei que regulamente a matéria. O PL que garante o fim da cláusula de barreira vai ajudar todos os aprovados em concursos públicos no estado. Já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e pedi urgência na votação em plenário para que seja submetido à sanção do governador. ", declarou o Deputado Wellington.

Prefeito Dr .Julinho entrega nova creche equipada e climatizada na Vila São Luís

A nova creche da Vila São Luís foi entregue para a comunidade. A cerimônia de entrega aconteceu nesta sexta-feira, onde os moradores puderam conhecer a creche luxuosa entregue pela prefeitura.

A gestão não mediu esforços para proporcionar à comunidade um espaço de ensino de alta qualidade. A obra partiu do zero e transformou a creche em um verdadeiro espetáculo de infraestrutura. O novo espaço está aparelhado e totalmente climatizado, visando o máximo conforto e bem-estar durante a estadia na creche, que será em tempo integral.

As instalações da creche contam com um fraldário moderno e bem equipado, um berçário, cadeiras adaptadas e um lactário que atende todas as necessidades dos alunos. Além disso, foram construídos banheiros adequados para as crianças, salas de aula completamente climatizadas para proporcionar um ambiente de aprendizado ideal, um refeitório espaçoso e uma cozinha bem equipada.

A creche também conta com áreas externas que estimulam o desenvolvimento das crianças, com sala de descanso e brinquedos.  

O investimento na educação infantil é uma demonstração do compromisso da gestão em garantir um futuro melhor para as crianças ribamarenses.







Focado no trabalho para população, Walace amplia frentes de obras nos Quatro Cantos de Icatu

A administração que hoje está implantada em Icatu, segue o ritmo e trabalha todos os dias pelos quatro cantos, seja na cidade ou na zona rural.

O trabalho está de canto a canto, mudando a realidade urbana e também de vários povoados, melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Desde o primeiro ano de gestão a administração tem conquistado muitos avanços nas áreas de educação, infraestrutura, saúde, turismo, segurança, assistência social, meio ambiente, entre outras.

Atualmente, por determinação do prefeito Walace, com recursos próprios, parcerias com o governo do estado e emendas parlamentares, o ritmo de trabalho prossegue com mais força e em novas frente.

Vejamos algumas obras em andamento.

Mercado do peixe 

Rampa do mercado do peixe

Telhado do mercado do peixe

Creche em Crissanto

Rua das periquitas

Conjunto cacaueiro 

Rodoviária municipal

Praça em quartéis

Praça em Jacarai dos pretos

Bloquete itatuaba

Escola de itapera

Escola santo Antônio dos cablocos

Hospital municipal

Farmácia básica

Estádio Arnaldo melo

Estrada jaburu- boqueirão - catitu 1

Estrada jussatuba - santa Maria - olho d'água - axixa

Ponte povoado cajueiro

Rampa de ananás

Praça em ananás

Escola Santa Isabel. 

Escola de retiro.

UBS cacaueiro

UBS itapera

Bloquete Juncal

Bloquete Sertãozinho

Bloquete Salgado

Escola de quartéis tempo integral.


Nos próximos dias o prefeito deve anunciar novas obras.

Deputado Wellington solicita nomeação de mais policiais para atuação durante o carnaval

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (19), para fazer um pronunciamento relevante sobre a segurança pública durante o carnaval. O parlamentar tornou público um ofício da Polícia Militar que solicitava o levantamento dos agentes de segurança aptos a atuarem durante a festividade carnavalesca. De acordo com o deputado Wellington, o documento aponta para um déficit preocupante na corporação, justamente em um momento em que a demanda por policiamento se intensifica.

Segundo as informações apresentadas por Wellington, atualmente existem cerca de 1.300 soldados prontos para servir, o que evidencia a necessidade de fortalecer as fileiras da polícia.


"Tomei ciência do ofício da Polícia Militar em que se requer o levantamento de todas as praças e oficiais que estejam aptas a trabalharem durante o carnaval. Identificamos um déficit que não podemos ignorar, principalmente em um período tão sensível como o carnaval. Temos 1.300 soldados prontos para o serviço, motivo pelo qual volto a solicitar do Governo do estado a nomeação de, pelo menos, 500 novas praças", afirmou o deputado Wellington.



Em pleno século 21 prefeito de Humberto de Campos comemora tapa buracos de estrada de barro no Maranhão

O município de Humberto de Campos parece não ter sorte mesmo, em pleno o século XXI prefeito Luís Fernando faz maior mídia com a entrega de obra em estrada de barro na zona rural do município.

A estrada que foi aberta na época pelo seu tio o ex prefeito da cidade no mínimo merecia algo de grande relevância como, pavimentação de asfalto ou de bloquete mais infelizmente foi de barro mesmo, um desperdício do dinheiro público pois estamos no período chuvoso e como o município é uma região onde o inverno é bastante rigoroso, tudo isso irá pôr água baixo.

O pior de tudo que ainda existe pessoas que apoiam um retrocesso desses o povoado de Rampa merece algo melhor e não viver o tempo todo no atraso, esses tipos de serviços não colam mais para a população às eleições municipais estão chegando e a resposta será dada nas urnas.

E a pergunta que não quer calar, qual foi o legado que Luís Fernando fez durante esses 3 anos de governo?

Deputado Wellington denuncia condições análogas à escravidão em postos de trabalhadores da Caema


Nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor vídeos que revelam condições análogas à escravidão vivenciadas por trabalhadores da Companhia de Saneamento Ambiental no Maranhão (Caema). Trata-se da realidade enfrentada por funcionários que trabalham no Sacavém e Batatã.

Nos vídeos divulgados pelo parlamentar, é possível ver a falta de condições básicas, como ausência de água potável, estruturas adequadas e higiene, razão pela qual Wellington encaminhou os fatos ao Ministério Público.

“Recebemos no gabinete denúncias graves envolvendo a Caema. Ainda temos mais imagens que comprovam as condições análogas à escravidão escravidão.  Por isso, acionei o Ministério Público e o Governo do Estado. É inaceitável que trabalhadores sejam submetidos a condições tão degradantes”, disse o deputado Wellington.




Com uma prefeitura quase quebrada Luís Fernando deve fechar seu último mandato com o pior carnal da história de Humberto de Campos

Quem te viu quem te ver, o prefeito de Humberto de Campos, Luís Fernando, conhecido por realizar grandes eventos no município deverá fechar seu último mandato com a festa carnavalesca de 2024 como uma das piores da região dos lençóis.

A cidade e toda a região aguardavam com grande entusiasmo as atrações para o carnaval 2024 se sentiram decepcionados com a programação uma vez que o próprio prefeito já havia anunciado que não realizou o réveillon para realizar o melhor carnaval.

É parece que o último mandato de Luís Fernando não será lembrado mesmo, até a fama de prefeito festeiro agora acabou e sem falar da folha de pagamento super lotada e cheia de familiares mamando na teta da prefeitura.

Deputado Wellington solicita ao Governo e Prefeitura reajuste dos professores em 3,62% e implantação do piso nacional de R$ 4.580,57


Nesta quarta-feira (17), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor uma indicação, de sua autoria, que foi encaminhada ao Governo do Estado solicitando o reajuste do piso salarial dos professores em 3,62% e a implantação do piso nacional do magistério no valor de R$ 4.580,57, já que o valor pago aos educadores da rede estadual é de 

R$ 3.460,03, abaixo do previsto na legislação. Em relação à Prefeitura de São Luís, o parlamentar disse que estará avaliando o projeto encaminhado para garantir que o reajuste esteja em conformidade com a lei.

Sobre a proposta, Wellington destacou que o reajuste proposto visa corrigir distorções salariais e proporcionar aos professores uma remuneração mais condizente com a relevância de seu trabalho.

 "Encaminhei indicação ao Governo do Estado para garantir o reajuste de 3,62% e a implantação do piso nacional do magistério, que está previsto em lei. Quanto aos professores da rede pública municipal de São Luís, estarei avaliando o projeto encaminhado pelo prefeito para garantir que esteja em conformidade com a lei. Estamos falando não apenas de números, mas de reconhecimento, dignidade e incentivo para aqueles que dedicam suas vidas à formação de cidadãos capacitado”, disse Wellington.

Ao abordar a implantação do Piso Nacional do Magistério, Wellington do Curso salientou a necessidade de uniformizar a remuneração dos professores em todo o país. 

"Não podemos permitir que haja discrepâncias salariais significativas. O Piso Nacional é uma medida justa e equitativa para garantir que todos os educadores recebam uma remuneração mínima adequada. O governo tem o dever de cumprir a lei", ressaltou.



Prefeito Dr .Julinho anuncia reajuste salarial aos professores acima da inflação, na Jornada Pedagógica 2024

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início nesta quarta-feira (17) à Jornada Pedagógica 2024. Na ocasião, o prefeito Dr. Julinho anunciou um reajuste salarial de 5% aos professores, que está acima da inflação.

Na solenidade, o reajuste salarial anunciado aos professores, está acima, inclusive, do estipulado pelo Governo Federal, que representaria perda salarial, uma vez que o percentual de 3,62%  ofertado está abaixo da inflação acumulada de 2023, que foi de 4,62%. 

Para que a categoria não fosse prejudicada e o reajuste não ficasse abaixo da inflação, Dr. Julinho anunciou o reajuste salarial superior , juntamente com a aplicação da ampliação da jornada de professores. 

 “Com muito trabalho, estamos construindo uma nova história de desenvolvimento em São José de Ribamar. Começando pela educação, que é o pilar da sociedade.

Seguimos avançando e sempre buscando o melhor para os nossos alunos e todos os profissionais envolvidos”, comentou Dr. Julinho.

 *Jornada pedagógica* 

A solenidade de abertura, realizada na Palazzo Eventos, deu o start para a programação voltada para professores, gestores e profissionais que atuam na rede municipal de ensino.

O evento tem como objetivo proporcionar debates, além da ampliação da qualificação dos docentes da rede, a partir da apresentação de novas abordagens, métodos de ensino e avaliação do cenário atual.

Após denúncia do deputado Wellington, cirurgia de idosa que aguardava há 03 meses em hospital é agendada

Na tarde da última segunda-feira (15), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a triste situação de Celestina do Livramento Silva Santos, idosa de 74 anos que aguardava há quase 03 meses por uma cirurgia. De acordo com os familiares, a idosa deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há 03 meses e foi transferida para o Hospital Socorrão II há 02 meses, quando desde então está na fila de espera para realização de um procedimento cirúrgico.

Wellington esteve no local e conversou com a coordenadora de enfermagem, explicando a necessidade de que casos como esse sejam prioritários.

“Tratar a saúde das pessoas como prioridade é demonstrar zelo pela vida. Recebi o vídeo da idosa de 74 anos e senti vergonha por saber que essa é a realidade enfrentada pelos maranhenses. Mesmo no recesso parlamentar, de imediato, fui ao local. Já fui informado de que, agora, após nossa denúncia e a viralização do vídeo, a cirurgia da Celestina vai ocorrer até sexta-feira, 19 de janeiro. Estarei acompanhando de perto para garantir que seja realizada a cirurgia da dona Celestina”, disse Wellington.

Deputado Wellington solicita parceria entre Prefeitura e Governo para resolver problema de saneamento no bairro São Francisco


Com o projeto “Ouvindo São Luís”, o deputado estadual Wellington do Curso esteve, no último domingo (14), em visita ao bairro São Francisco. O parlamentar esteve no local após inúmeros pedidos de moradores que sofrem com o esgoto a céu aberto, galerias entupidas e inundações.

De acordo com o deputado Wellington, é importante que a “competitividade” entre o Governo e Prefeitura também se verifique em situações sérias e relevantes para a população, a exemplo da solução de problemas como a falta de saneamento e infraestrutura.

“Estive no bairro São Francisco, a pedido dos moradores, e verifiquei a falta de infraestrutura e de saneamento básico. Encaminhei ofício ao Governo do Estado e à Prefeitura pedindo que a tal ‘competitividade’ entre eles que a gente está acompanhando no carnaval, também se faça presente em questões importantes para a população, como infraestrutura e saneamento. Brigar pra saber ‘quem faz a melhor festa’ é fácil. A população quer é quem dispute quem trabalha mais pelo povo”, disse o deputado Wellington.



Alunos da rede municipal de São José de Ribamar participam do maior torneio regional de robótica do Brasil e concorrem à etapa mundial

_11 alunos da E.M Humberto de Campos se destacam durante o torneio, que já é o maior do Brasil._

Em menos de dois meses, estudantes da E. M Humberto de Campos se prepararam para participar do Torneio Sesi de Robótica, que está acontecendo no Multicenter Sebrae e Negócios e já alcançam o 12º lugar, entre mais de 83 equipes dos estados do Maranhão, Paraíba, Piauí, Pará, Paraná e Alagoas.

Para Luís Felipe, que está cursando o 8º ano, o sentimento em estar participando da competição é de alegria, gratidão e também um pouco de ansiedade, pois não só ele, mas toda a equipe desejou muito se classificar para o nacional, que agora é uma realidade.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda e primeira dama de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe, que participou da abertura do evento ao lado de diversas autoridades e representou os 217 municípios do Maranhão, reforça a importância da Educação Criativa nas escolas, como o ensino da robótica.

Ela destaca que a educação mudou e que no nosso cenário atual, é primordial que o aluno seja trabalhado nas diferentes esferas: intelectual, físico, emocional, social e cultural.

Além disso, cita também que o estudo da robótica contribui para tornar os jovens e adolescentes mais criativos, inovadores e engajados em soluções, o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por aqui, o que podemos dizer é que orgulho define o desempenho dessa turma e almejamos que os próximos passos sejam de sucesso para que esses alunos tragam o título do torneio nacional de robótica para São José de Ribamar.

Eliziane Gama viabiliza 2º Grande Pré-Retiros Culturais em Ribamar


Neste sábado (13), a partir das 18 horas, São José de Ribamar vai receber, no bairro do Jardim Turu e Região do Parque Vitória, o 2º Grande Pré-Retiros Culturais 2024. Uma programação que incluirá apresentações de artistas, bandas maranhenses e a participação das igrejas da localidade.

O evento deste sábado tem presença confirmada da Banda de Forró Fogo e Glória, Ministério Marcados Pagode Gospel, Ministério Ágape, além dos cantores Carlos Alfredo, Lidia Carollini, Nilton Souza e do Dj Gospel Jonatas Lima. O “Pré-Retiros Culturais” do Jardim Turu é uma realização das igrejas evangélicas e Governo do Estado do Maranhão com apoio senadora Eliziane Gama e a Prefeitura de São José de Ribamar.

A autora da Lei 8.904/08 que reconhece a arte evangélica como cultura, senadora Eliziane Gama destacou a importância de eventos que valorizem as manifestações de arte e música das igrejas evangélicas. A senadora maranhense tem um projeto tramitando no Congresso Nacional que cria a Semana Nacional de Retiros Culturais.

“No Maranhão, os retiros se consolidaram no calendário, pois proporcionam a juventude e a igreja de modo geral, momentos de fé, comunhão e louvor a Deus. O mês de janeiro será um mês de preparação para a tradicionais retiros evangélicos. Esse ano a Comissão Organizadora da Semana Maranhense de Retiros Culturais realizará os “Pré-Retiros”, eventos abertos ao público com a participação de igrejas e músicos evangélicos”, destacou a senadora Eliziane Gama.

Prefeitura de São José de Ribamar abre inscrições para vagas na Creche Municipal na Vila São Luís


A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), anuncia a abertura de inscrições para vaga de 78 alunos na Creche Municipal localizada na Vila São Luís, no ano letivo de 2024.

As inscrições serão realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro, sendo no dia 12, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h, e no dia 13, das 8h às 11h, na Creche Municipal da Vila São Luís. Ao todo, são oferecidas 78 vagas imediatas e 78 vagas de cadastro de reserva. A divisão das vagas contempla até 95% para o público geral e até 5% destinadas prioritariamente a Pessoas com Deficiência (PcD) ou Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PTEA), conforme legislação vigente.

Para concorrer, os responsáveis devem apresentar documentos originais e cópias, como certidão de nascimento do candidato, documento de identidade e CPF do responsável legal, comprovante de residência, entre outros.

O critério de seleção prioriza moradores do município, filhos de trabalhadores do comércio formal e informal, crianças sob medida judicial protetiva, em contexto de vulnerabilidade social, mães até 18 anos matriculadas na escola, beneficiários do Programa Bolsa Família, entre outros. O sorteio ocorrerá no dia 16 de janeiro de 2024, na Creche Municipal da Vila São Luís, com a divulgação da classificação no dia seguinte.

O resultado dos recursos será divulgado em 22 de janeiro de 2024, no Diário Oficial do Município de São José de Ribamar. No edital consta o quadro demonstrativo das etapas do evento, e referente a divisão de vagas. 

Os representantes dos candidatos sorteados deverão comparecer ao local indicado para efetuar as matrículas, tanto das regulares quanto dos excedentes.

Conselheiros Tutelares são diplomados para exercer função em Ribamar

Os novos conselheiros tutelares de São José de Ribamar, eleitos ano passado, foram oficialmente empossados e diplomados na tarde da última quarta-feira (10), em cerimônia no auditório do IFMA, Campus São José de Ribamar. 

Os membros já iniciam os trabalhos e terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2028.   

Foram diplomados 10 conselheiros titulares e 10 suplentes, divididos em dois grupos que irão atender à  Resolução nº 170/2014 do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que estabelece a necessidade de um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes. 

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima. Ao tomar conhecimento desses casos, cabe ao Conselho Tutelar aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente. 

Os conselheiros tutelares têm autonomia para requisitar serviços de qualquer área do poder público, em especial, de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica.



Em reunião com ministro da Educação em Brasília, deputado Wellington cobra ações em defesa de pessoas com deficiência e autistas

Durante reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), realizada em Brasília nesta quinta-feira (11), o deputado estadual Wellington do Curso, destacado representante do estado do Maranhão, se pronunciou como um defensor incansável dos direitos das pessoas com deficiência e autistas.

O parlamentar, reconhecido por seu comprometimento com causas sociais, aproveitou a ocasião para se reunir com o Ministro da Educação, buscando a implementação de ações mais efetivas em defesa desses grupos vulneráveis, propondo o aprimoramento da educação inclusiva e o incentivo à capacitação profissional.

“Aproveitando a oportunidade diante do ministro da Educação, faço um pedido especial para que Vossa Excelência dê atenção a educação inclusiva. Os direitos das pessoas com deficiência, dos autistas...nós temos muita carência no Maranhão. Precisamos investir no aprimoramento da educação inclusiva, na capacitação profissional e na acessibilidade em espaços públicos e culturais. Solicito também uma atenção especial quanto às creches, a garantia do acesso à educação na primeira infância”, disse o deputado Wellington.

O Ministro da Educação expressou receptividade às propostas apresentadas pelo deputado, destacando a importância da colaboração entre esferas governamentais para promover uma sociedade mais inclusiva.

ENTENDA AS SOLICITAÇÕES FEITAS PELO PARLAMENTAR:

1.       Aprimoramento da Educação Inclusiva: O parlamentar propôs a criação de políticas educacionais mais inclusivas, com ênfase em treinamento adequado para professores, adaptação de material didático e estrutura física para atender às necessidades específicas dos alunos.

2.       Incentivo à Capacitação Profissional: O deputado sugeriu a implementação de programas que facilitem o acesso de pessoas com deficiência e autistas ao mercado de trabalho, incentivando a capacitação profissional e promovendo oportunidades igualitárias.

3.       Acessibilidade em Espaços Públicos e Culturais: Wellington do Curso reforçou a importância de promover a acessibilidade em espaços públicos e culturais, defendendo a criação de normas e regulamentações que garantam a inclusão em locais como teatros, cinemas e centros esportivos.



Deputado Wellington encaminha ofício ao Governo e solicita nomeação de policiais militares para atuar no carnaval

Nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para fazer referência à indicação, de sua autoria, que foi encaminhada ao Governo do Estado. A solicitação é para que o Executivo efetue a nomeação imediata de, ao menos, 500 novos policiais para atuarem durante o período carnavalesco no Maranhão. Tendo em vista que foi aprovado no Orçamento para 2024 a previsão da nomeação de 1.300 novos policiais.

Além da nomeação de novos policiais, Wellington também citou outros concursos que ainda contam com candidatos aprovados.

“Em caráter de urgência, encaminhei indicação ao Governo solicitando a nomeação de, pelo menos, 500 novos policiais militares para atuarem no período carnavalescos. Sabemos do déficit na corporação, motivo pelo qual a nomeação de mais praças se faz necessária. Também solicitei que aprecie a possibilidade de nomear os aprovados em outros concursos, como SEGEP, Iprev, Aged, Detran, PROCON. Nossa luta continua pela nomeação daqueles que estudaram e obtiveram aprovação em concursos públicos”, disse Wellington.



CPI do Banco Master é defendida pelo deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha afirmou que decidiu assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Ma...