Vereadora Elisa Lima solicita a revitalização da Praça da Cidadania, localizada na Rua José Maria Santiago, no Centro.


Em atendimento a uma solicitação de moradores da Sede no Centro de Ribamar, a vereadora Elisa Lima (PSL), líder da governo municipal apresentou a indicação nº 592/2021, de sua autoria que pleiteia junto a  Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav) para viabilização de um projeto que melhor couber visando à revitalização da Praça da Cidadania, localizada na Rua José Maria Santiago, no Centro.

Na justificativa da propositura, a vereadora destaca que seu gabinete foi procurado por moradores, informando da situação no local, “solicitando a revitalização do espaço público”.

“Eu como líder do governo, que acompanha o trabalho do Executivo, e também como legisladora, estou à disposição do povo para que a gente realmente esteja buscando solucionar para a qualidade de vida da população ribamarense e estamos também a disposição dos ribamarenses para buscar soluções para infraestrutura das nossas praças, proporcionando a revitalização com implantação de academia ao Ar Livre”, disse a vereadora Elisa Lima.

A proposição de Elisa Lima foi aprovada pelos vereadores por unanimidade. O pedido foI enviado ao órgão responsável com objetivo executar a solicitação.

Vereador Cícero da Matinha pede a construção de uma Praça com área de lazer no bairro do Jardim Tropical.


O vereador Cícero da Matinha (PSB) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar, a indicação nº 584/2021 solicitou por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp), a construção de uma Praça com área de lazer no bairro do Jardim Tropical.

Segundo o parlamentar, o objetivo é oferecer mais uma opção de lazer para a comunidade local. O líder do PSB na Casa afirmou ainda que essa contrução da Praça do bairro Jardim Tropical, e a instalação das academias são importantes, pois tem por objetivo facilitar o acesso aos equipamentos de ginástica com uso livre e gratuito, incentivando a prática de atividade física por pessoas de todas as idades, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população das vilas em São José de Ribamar.

Durante a sessão plenária da última quinta-feira (25), os vereadores aprovaram a proposição por unanimidade. Com a aprovação da indicação, um ofício da Mesa Diretora da Casa será enviado ao órgão responsável para que possa atender à solicitação do parlamentar.

Deputado Wellington se reúne com vereador Lucas para tratar de melhorias para Açailândia

O deputado estadual Wellington do Curso  recebeu, nesta terça-feira (30), a visita do vereador Lucas, do município de Açailândia. O objetivo foi discutir uma pauta de ações em defesa da população de Açailândia, além da possível destinação de emendas parlamentares para o município.


Na ocasião, o deputado Wellington parabenizou o vereador Lucas pela atuação que tem tido e destacou a importância das solicitações feitas pelo vereador, inclusive, quanto à causa animal. 


“Hoje recebi a visita do jovem vereador Lucas, de Açailândia. Um vereador atuante e que tem trabalhado diariamente por melhorias em sua cidade. Discutimos sobre diversas ações, inclusive sobre a causa animal e, também, a destinação de emendas. Como deputado estadual, farei o que for possível para levar benefícios aos maranhenses que vivem em Açailândia. Certamente, a população de lá acertou quando escolheu o Lucas como vereador. Vamos seguir juntos na luta por um Maranhão melhor”, disse o deputado Wellington.

Osmar Filho aguarda publicação no Diário Oficial para convocar reunião dos integrantes da CPI

 Só após a divulgação do ato, colegiado estará oficialmente criado e poderá se reunir para definir presidente e vice, escolher relator e o criar o seu Regimento Interno.

“Já cumprimos a principal etapa que foi o envio para publicação da Resolução com a escolha dos nomes dos cinco integrantes que irão compor a CPI”, afirmou presidente da Casa. / Leonardo Mendonça

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), afirmou que aguarda a publicação no Diário Oficial do Município (DOM) da Resolução nº 047/2021, que criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a situação do transporte coletivo na capital, para poder realizar a convocação oficial dos integrantes do colegiado para o primeiro encontro. A declaração foi feita em entrevista à imprensa, após a sessão plenária desta terça-feira (30). Essa primeira reunião do colegiado deve eleger o presidente e o vice-presidente da comissão, além do relator que será nomeado pelo presidente que será eleito no grupo formado por cinco parlamentares.

“Já cumprimos a principal etapa que foi o envio para publicação da Resolução com a escolha dos nomes dos cinco integrantes que irão compor a CPI, porém, a instalação ainda precisa ser oficializada com a divulgação do ato no Diário Oficial. Assim que for oficialmente publicado, vamos convocar os integrantes do colegiado para a realização da reunião que vai definir a escolha da mesa do colegiado”, declarou o chefe do legislativo.

Somente após a publicação do ato, a CPI estará considerada oficialmente criada e poderá se reunir para definir presidente e vice, escolher relator e criar o seu Regimento Interno.

Além disso, o colegiado também precisa estabelecer um o prazo máximo de 60 dias para conclusão de seus trabalhos, com a possibilidade de prorrogação por igual período, quando solicitada pelos próprios integrantes do grupo.

Após pedido de Álvaro Pires, Ministério Público quer saber custo real do transporte coletivo da Capital

 Após pedido, Drª Lítia Cavalcanti quer saber o custo real da planilha com o transporte coletivo de São Luís

Álvaro Pires protocolou por duas vezes, pedidos ao Ministério Público

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, que tem como titular a promotora Lítia Cavalcanti instaurou nesta segunda-feira (29), inquérito civil em desfavor do Município de São Luís, Consórcio Central, Consórcio Via SL, Consórcio Upaon-Açu, Viação Primor LTDA e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET). A investigação tem por objetivo apurar o custo real do serviço de transporte da capital e as receitas obtidas pelas empresas concessionárias, bem como a instituição de subsídio tarifário pela Prefeitura de São Luís.

Durante o período da greve, no mês passado, que durou 12 dias, o vereador Álvaro Pires (PMN), que acumula a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de São Luís, recorreu à promotora Lítia Cavalcanti, para que fosse aberto uma Ação Civil Pública e Inquérito Civil para apurar quebras contratuais na presente licitação do transporte coletivo de São Luís, bem como a imediata devolução de valores em créditos presos nos cartões de trabalhadores, estudantes e demais usuários, em outro pedido foi solicitado que o Ministério Público pudesse esclarecer e divulgar as planilhas de custos e apurar os lucros, perdas e gastos totais com o transporte coletivo da Capital.

Outro fato que culminou com a ação do Ministério Público foram as medidas anunciadas pela Prefeitura Municipal de São Luís para o encerramento da greve, como a criação do Cartão Cidadão e a instituição de um subsídio tarifário mensal no valor de R$ 4 milhões ao sistema de transporte coletivo de São Luís.

Em tempo: várias medidas foram tomadas pelo vereador Álvaro Pires, que deve ser o Relator da CPI do transporte coletivo.

E mais: tramita na Câmara, um PL de autoria do vereador, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação de gastos, lucros e dividendos de todos os contratos em regime de concessão pública no âmbito municipal;

Pra fechar: o PL prevê ainda que as planilhas sejam, obrigatoriamente, publicadas no Diário Oficial do Município e Portal da Transparência.

F.U.I: o projeto de lei acaba com a chamada Caixa Preta do transporte público de São Luís.

As informações são do Blog do Filipe Mota

Presidente da Câmara de São Luís reforça apoio à candidatura de Weverton ao Governo do Maranhão

 


O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), usou as redes sociais nesta quarta-feira, 30, para oficializar seu apoio incondicional à candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) na disputa ao Governo do Maranhão nas eleições de 2022.

Apesar disso, o chefe do Legislativo defendeu a manutenção do diálogo como parte integrante do processo democrático, numa alusão à iniciativa do governador Flávio Dino (PSB) em ouvir as lideranças de 13 partidos políticos que compõem a base aliada do Palácio dos Leões.

No entanto, o presidente Osmar Filho disse não ter mais dúvida que o melhor nome para disputar à corrida sucessória governamental é a do senador Weverton.

O diálogo faz parte da democracia. É importante debater, principalmente quando se fala sobre o futuro do Maranhão nas eleições de 2022. A decisão do governador junto a sua base ficou para janeiro. Desde já reforço o meu apoio à pré-candidatura de @wevertonrocha ao governo.

Deputado Wellington destaca “dia D” da ESPERANÇA para os servidores da AGED e parabeniza o SINFA

Na manhã desta terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna para destacar a mobilização organizada pelos servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED/MA, o dia D da esperança pela defesa agropecuária com objetivo de mobilizar toda a categoria de servidores da AGED em luta pela melhoria das condições de trabalho na agência, pela reabertura das barreiras fitossanitárias e valorização da categoria que está há 7 anos sem reajuste. 


Durante seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a importância do Sindicato dos servidores da fiscalização agropecuária do Maranhão – SINFA destacou a necessidade de recomposição salarial e revisão do auxílio-alimentação para valorização do servidor.


“Hoje, o sindicato e os servidores da AGED, após deliberação em Assembleia, estão realizando o ‘dia D’ da esperança pela defesa agropecuária com objetivo de mobilizar toda a categoria de servidores da AGED em luta pela melhoria das condições de trabalho, pela reabertura das barreiras fitossanitárias, pela valorização da categoria que está há 7 anos sem reajuste. O movimento mostrará a atuação do sindicato ao longo dos 15 anos de sua existência e irá cobrar da AGED que sejam adotadas medidas para valorização dos servidores e fortalecimento da autarquia. Parabenizo todos os servidores e o sindicato dos servidores da AGED pela mobilização no ‘dia D’ da esperança e reafirmo meu compromisso na luta pela defesa agropecuária, valorização dos servidores e recomposição salarial”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Santa Rita celebra 60 anos com grande programação cultural


O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, dá inicio nesta quarta-feira (1), a uma série de inaugurações em razão do aniversário de 60 anos do município. O gestor municipal dividiu a programação em dois dias com intuito de contemplar os povoados e a sede. Assim como também garantiu programação cultural com cantores de peso nacional.

No primeiro dia, Dr Hilton Gonçalo inaugura obras nos povoados Nova Vida, Papagaio, São José Enfezado, Santo Antônio, São João da Mata, Oiteiro dos Pires, Vaca Morta, Mata dos Pires, Carionguinho, Pedreiras, Santana, Kelru, Jiquiri, Maniva e Santa Filomena. Ao fim do dia 1º de dezembro, ocorre o show gospel de Davi Secer na praça Dr Carlos Macieira.

No dia 2 de dezembro, Dr Hilton Gonçalo percorre os bairros da sede, assim como os povoados Fogoso, Tremedal, João Mendes, Caruaru, Recurso, Rampa, Vale quem Tem, Santa Rita do Vale, Santa Luzia, Timbotiba e Rancho Papouco.

Escolas, UBS’s, pontes, poços artesianos, calçamentos, casas de forno, habitações, praças e muito mais vão ser entregues ao longo de dois dias. Assim como o prefeito e sua comitiva vão vistoriar as obras do novo hospital municipal que vai ampliar a qualidade do serviço de saúde no município.

Para encerrar a programação, a praça Dr Carlos Macieira vai ficar pequena para o grande show do Zé Vaqueiro e Mari Fernandez. As atrações são gratuitas.

Câmara encaminha proposições para melhorias da infraestrutura urbana


Indicações contemplam a recuperação, realização de drenagem, pavimentação asfáltica com meios fios e sarjetas de ruas e avenidas pelo bem-estar dos ribamarenses

A Câmara Municipal de São José de Ribamar encaminhou à Prefeitura algumas proposições solicitando iniciativas que visam melhorar a infraestrutura urbana na cidade balneária. Entre indicações, foram sugeridas desde a recuperação, realização de drenagem, pavimentação asfáltica com meios fios e sarjetas de ruas e avenidas pelo bem-estar dos ribamarenses. Confira:

A indicação nº 17/2021, de autoria do vereador Serra Alta (Republicanos), solicitou à Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav), em caráter de urgência, a recuperação das ruas Diamante, do Sol, Pará e Primavera, localizadas na Vila São Luís, neste município.

Outra indicação, a de nº 232/2021, de autoria do vereador Juliano Soares (Republicanos), requer da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp), a pavimentação da Travessa São Francisco, no bairro Jardim Tropical, neste município.

Já a indicação nº 521/2021 do vereador Jordão Reis (PTB) solicita por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp), para que seja realizada drenagem e pavimentação asfáltica com meios fios e sarjetas nas ruas Ipê e do Cajueiro, no bairro Cedro, localizada na Mata Grande.

Indicações que solicitam melhorias e construções de praças são encaminhadas


 A Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) encaminhou, na sessão da última quinta-feira (25), alguns pedidos à Prefeitura ribamarense solicitando melhorias para algumas praças da cidade balneária. Entre os contemplados estão os bairros do Panaquatira, Jardim Tropical e Centro.

A vereadora Luciana Lauande (Avante) solicitou à Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav), por meio da indicação nº 494/2021, a revitalização da Praça do ‘Viva Panaquatira’, neste município.

De autoria do vereador Cícero da Matinha (PSB), a indicação nº 584/2021 solicitou por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp), a construção de uma Praça com área de lazer no bairro do Jardim Tropical.

Por fim, a indicação nº 592/2021, de autoria da vereadora Elisa Lima (PSL), pleiteia que Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav) para viabilização de um projeto que melhor couber visando à revitalização da Praça da Cidadania, localizada na Rua José Maria Santiago, no Centro.

Prefeitura de Santa Rita realiza diversas inaugurações e vasta programação cultural para celebrar 60 anos

 


O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, dá inicio nesta quarta-feira (1), a uma série de inaugurações em razão do aniversário de 60 anos do município. O gestor municipal dividiu a programação em dois dias com intuito de contemplar os povoados e a sede. Assim como também garantiu programação cultural com cantores de peso nacional.

No primeiro dia, Dr Hilton Gonçalo inaugura obras nos povoados Nova Vida, Papagaio, São José Enfezado, Santo Antônio, São João da Mata, Oiteiro dos Pires, Vaca Morta, Mata dos Pires, Carionguinho, Pedreiras, Santana, Kelru, Jiquiri, Maniva e Santa Filomena. Ao fim do dia 1º de dezembro, ocorre o show gospel de Davi Secer na praça Dr Carlos Macieira.

No dia 2 de dezembro, Dr Hilton Gonçalo percorre os bairros da sede, assim como os povoados Fogoso, Tremedal, João Mendes, Caruaru, Recurso, Rampa, Vale quem Tem, Santa Rita do Vale, Santa Luzia, Timbotiba e Rancho Papouco.

Escolas, UBS´s, pontes, poços artesianos, calçamentos, casas de forno, habitações, praças e muito mais vão ser entregues ao longo de dois dias. Assim como o prefeito e sua comitiva vão vistoriar as obras do novo hospital municipal que vai ampliar a qualidade do serviço de saúde no município.

Para encerrar a programação, a praça Dr Carlos Macieira vai ficar pequena para o grande show do Zé Vaqueiro e Mari Fernandez. As atrações são gratuitas.

Prefeita de Bacabeira sanciona Lei que nomeia praça em homenagem a ícone da cultura maranhense

 


A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo (PMN), sancionou a Lei 437/2021, que denomina como “Centro Cultural Manoel Tetéu” a praça da Vitória localizada entre a Avenida José da Silva Calve e Rua Dez de Novembro, no bairro Cidade Nova. A Lei foi publicada no Diário da Famem.

A legislação é originária do Projeto de Lei nº 06/2021, de autoria do vereador Ademir Castro (PMN), apresentado no dia 05 de novembro, sendo aprovado em regimente de urgência na mesma data.
O espaço, que foi entregue à população no dia 10 deste mês, causou polêmica nas redes sociais devido ao logradouro ter sido inaugurado sem a placa com o nome do homenageado. A confusão só foi esclarecida depois que o blog constatou que tudo não passava de um erro de tramite do processo legislativo.

É que após a sendo aprovação, em regimente de urgência no dia 05, a Câmara levou exatamente sete dias para enviar a norma para sanção do Executivo. De acordo com o documento ao qual tivemos acesso, o projeto de lei só foi protocolado na Prefeitura no dia 12 deste mês, dois dias depois do aniversário de 27 anos da cidade, quando a praça foi inaugurada.

Curioso é que alguns dos críticos passaram pela Câmara, mas acabaram evidenciando que nada aprenderam sobre processo legislativo durante o período em que estiveram no Parlamento bacabeirense, conforme já comprovamos.

Portanto, a sanção da norma neste sentido, acabou se consagrando como uma importante vitória para a memória do saudoso Manoel Tetéu e se transformou em mais uma derrota vexatória para os adversários da prefeita Fernanda.

Histórico

Nascido em Rosário-MA, no dia 22 de abril de 1929, Manoel Tetéu era um grande artesão, que desde 1975 fabricava banjo, capoeira de bumba-boi, burrinha, tambor onça e bombo. Em 1979, fundou o Boi de Orquestra de Periz de Cima, que por alguns anos, foi conhecido também como Tradição de Bacabeira.

No mesmo ano de fundação, o Boi de Periz de Cima foi conduzido pela voz potente do cantador Ribão D’Oludô. Em 2014, durante uma homenagem no maior arraial de São Luís, o Terreiro da Maria, Manoel Tetéu destacou sua trajetória na brincadeira.

“Ainda que o tempo tenha passado, mantenho o mesmo amor e cuidado com o nosso boi. Esse ano, mesmo a pressão alta tendo me deixado um pouco receoso. Estou participando das apresentações sem sentir nenhum incômodo”, afirmou a época, diante de um público estimado em oito mil pessoas, conforme dados da Guarda Municipal.

O grupo é um dos únicos a usar em sua orquestra o banjo tenor, instrumento artesanal que era confeccionado pelo próprio Manoel Tetéu. “Enquanto Deus deixar, eu vou continuar comandando o grupo. Eu era marceneiro, mas me aposentei para seguir apenas com o boi”, completou.

Reconhecimento

Em 2012, Tetéu fez parte do projeto “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, produzido pelo cantor, compositor e percussionista Papete. Aprovada na Lei Rouanet, a iniciativa que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, promoveu uma pesquisa iconográfica que culminou com a edição de um livro de fotografias, entrevistas e depoimentos. O livro teve três CD’s e um DVD como encarte.

Prefeitura de Ribamar realiza mais de 90 cirurgias oftalmológicas neste fim de semana

A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar 98 cirurgias oftalmológicas no Hospital e Maternidade Municipal. 

No sábado, 38 procedimentos de catarata e 14 pterígio foram realizados. No domingo, 31 cirurgias de catarata e 15 de pterígio foram feitas.

A ideia do mutirão é reduzir a fila de espera e garantir mais saúde para as pessoas de São José de Ribamar.



Entregaremos a Capela de São Pedro totalmente reformada no próximo dia 18”, afirma Lívio Correa


A capela de São Pedro será entregue totalmente reformada no próximo dia 18 de dezembro. Coordenada por Lívio Corrêa, presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), a obra contou com intervenções na infraestrutura de um dos principais pontos turísticos de São Luís.

“Ao todo, cerca de 4.500m² de área foi reformada, incluindo serviços como recuperação de calçadas e da estrutura de contenção; instalações elétrica e hidráulica; pinturas; paisagismo; serviços complementares, e recuperação da estrutura da Capela”, explicou Livio Corrêa.

A Capela de São Pedro é um dos mais importantes redutos culturais e religiosos do Maranhão. Localizado no bairro Madre Deus, o local atrai milhares de pessoas todos os anos para a festa de São Pedro, comemorado no dia 29 de junho, um dos encerramentos dos festejos juninos em São Luís.

Deputada Estadual Mical Damasceno discute estratégias de combate à violência contra crianças e adolescentes

 

Deputada Mical Damasceno durante reunião na Defensoria Pública do Maranhão

A deputada estadual Mical Damasceno (PTB) reuniu-se, na sexta-feira (20), com o defensor público-geral do Maranhão, Alberto Bastos, para discutir estratégias de combate à violência infantojuvenil no estado.

O encontro objetivou fortalecer o curso on-line “Atuação em Rede no Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”, promovido em parceria com a  Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e coordenado pelo defensor público Davi Rafael Silva Veras, que também participou da reunião.

Recentemente, Mical destinou R$150 mil de suas emendas parlamentares para a Defensoria Pública do Maranhão, sendo que R$ 100 mil foram investidos em obras de infraestrutura e R$ 50 mil na aquisição de um veículo usado nas operações de resgate a idosos vítimas de maus-tratos e abandono.

“Compreendemos o papel fundamental da Defensoria Pública para a garantia de direitos aos maranhenses que necessitam da assistência jurídica gratuita. Estamos à disposição para unir forças com a instituição no fomento a políticas públicas, especialmente voltadas para crianças, adolescentes, idosos e mulheres”, ressaltou a deputada.

*👏👏👏FALTAM 07 DIAS👏👏👏* *O Maior Pré Réveillon de Todos os Tempos!* Dia *05 de Dez* - Domingo / a partir das *16h*

 

*👏👏👏FALTAM 07 DIAS👏👏👏*

*O Maior Pré Réveillon  de Todos os Tempos!*

Dia *05 de Dez* - Domingo / a partir das *16h*

 *🕋MANSÃO MARISQUEIRA🕋* 

(Av.Principal do Panaquatira)

 *São José de Ribamar-Ma*

 ------------------------------------------

Atrações:

*• @wandim_rey •*

*• @groovaeoficial_  •*

 *• @shama_da_paixao •*

*• @djsdacitysjribamar  •*

 ------------------------------------------

Entrada até 18:00HS - *01kg de Alimento não perecível*

 ------------------------------------------

@mansaomarisqueiraoficial

@abdonalvesporto

@djnenemdasproducoesoficial

@botecofestfood

@prereveillondamansao 

@silvio_borrralho

Palmeiras bate o Flamengo e conquista o tri na Libertadores


Antes mesmo da bola rolar, o clima era de “já ganhou” em meio à torcida do Flamengo, afinal o restrospecto diante do Palmeiras nos últimos jogos mostrava uma grande vantagem dos cariocas.

Mas como diz uma máxima do futebol, os tabus são feitos para serem quebrados e o Palmeiras provou que é verdade e venceu o Flamengo por 2 a 1, em Montividéu, no Uruguai e conquistou a Libertadores pela terceira vez.

A partida teve dois tempos distintos. O Palmeiras fez um primeiro tempo perfeito e saiu na frente. No segundo tempo, o Flamengo foi melhor e aproveitou o recuo dos paulistas.

O Palmeiras abriu o placar no primeiro tempo com Rafael Veiga. O Flamengo foi buscar o empate com Gabigol, no segundo tempo.

O resultado levou a partida para a prorrogação e no primeiro tempo, o volante Andreas Pereira falhou feio e a bola ficou livre para Deyverson que fez o segundo gol, o gol do título do Palmeiras.

Como disse, o título é do Palmeiras após o jogo.

Foto: Juan Ignacio Roncoroni / EFE

Vereador Octávio Soeiro quer conceder gratuidade no transporte coletivo para pessoas com transtornos mentais

 Projeto prevê que cartão de transporte especial será concedido mediante apresentação do laudo médico e parecer social fornecido exclusivamente por profissionais do CAPS.

Projeto do parlamentar do Podemos deve facilitar o acesso da população de baixa renda acometida de transtorno mental aos tratamentos no CAPS. /  Leonardo Mendonça

Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 266/21, do vereador Octávio Soeiro (Podemos), que dispõe sobre a gratuidade no transporte coletivo urbano no município para pessoas acometidas de transtorno mental, de baixa renda, que estejam em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Luís.

Conforme o texto da proposição, o cartão de transporte especial será concedido mediante apresentação do laudo médico e parecer social fornecido exclusivamente por profissionais habilitados do CAPS.

Segundo Octávio Soeiro, o benefício do transporte especial pode ser estendido para a pessoa que estiver acompanhando o paciente acometido de transtorno mental, quando necessário.

Ainda de acordo com a proposta, são condições essenciais para obtenção do benefício: ser residente em São Luís, manter tratamento continuado ou frequentar regularmente entidades de reabilitação específicas, bem como atividades educativas e de integração social, ser comprovada a necessidade de acordo com a avaliação indicada e não ser beneficiário de pensão ou aposentadoria.

O projeto foi encaminhado para as comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Assistência Social e Orçamento.

Transtornos

Os transtornos mentais podem ser definidos como uma disfunção da atividade cerebral que pode afetar o humor, o comportamento, o raciocínio, a forma de aprendizado e a maneira de se comunicar de um indivíduo.

Existem diversos tipos de transtornos mentais, sendo os mais comuns os relacionados à ansiedade, depressão, alimentação e personalidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta atualmente quase 12 milhões de pessoas no Brasil. Esse transtorno é caracterizado pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia, algumas vezes sem um motivo evidente.  É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Osmar Filho apoia esporte amador na Baixada Maranhense

 

A sexta-feira (26), para o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), foi marcada por uma visita ao município de Matinha, na Baixada Maranhense, onde participou de encontros com políticos, lideranças comunitárias e moradores locais.

O vereador também participou de mais uma etapa da Copa Osmar Filho, denominada a “Copa dos Povoados”, na comunidade de Santa Vitória.

“Foi um dia de celebrar o esporte amador no nosso estado e de reencontrar grandes lideranças da cidade e de toda a região da Baixada”, falou o vereador, ressaltando que o esporte é capaz de transformar vidas e por isto tem seu apoio.

Osmar também esteve em Viana, onde se reuniu com com Rilva Luis, ex-prefeito da cidade. As visitas à região tem sido uma prática corriqueira na agenda de compromissos do pedetista, que já demonstrou seu desejo de se candidatar a uma cadeira da Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições estaduais de 2022.

EM ENCONTRO COM LIDERANÇAS DO SÃO FRANCISCO, OSMAR FILHO CONVOCA MOBILIZAÇÃO PARA A CARAVANA “MARANHÃO MAIS FELIZ”

 

A noite dessa terça-feira (23), foi marcada por um encontro entre o vereador Osmar Filho (PDT) e suas lideranças comunitárias do bairro São Francisco, principal reduto eleitoral do parlamentar.

O intuito da reunião foi discutir ações voltadas ao bairro e o processo eleitoral de 2022.

Durante o encontro, Osmar convocou a mobilização de todos para realização da caravana pedetista, Maranhão Mais Feliz encabeçada pelo senador Weverton.

“Sempre uma alegria conversar com minhas lideranças do bairro onde me criei, e hoje, planejamos algumas demandas essenciais para a comunidade; além de começarmos a mobilização para o evento itinerante Maranhão Mais Feliz, que irá desembarcar aqui em São Luís. Estamos ansiosos para a chegada dessa grande caravana”, destacou.

O evento será realizado na capital maranhense no dia 11 de dezembro.

Pedro Lucas entrega veículo para o Conselho Tutelar de Sucupira do Norte

 

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes realizou nesta quinta-feira (25), a entrega de um veículo zero km para reforçar a atuação do Conselho Tutelar do município de Sucupira do Norte.

As chaves foram entregues nas mãos do prefeito Marcony Santos (Cidadania), que agradeceu a forte atuação do parlamentar, que tem beneficiado a população do município.

Em suas redes, Pedro Lucas destacou a importância do equipamento, adquirido através de emenda parlamentar de sua autoria.

“Mais um benefício para Sucupira do Norte. Entregamos hoje para o prefeito @marconysantos_, um veículo para o conselho tutelar da cidade. Um equipamento que vai ajudar os conselheiros no atendimento às crianças e adolescentes do município.” Disse.

Vereador Moisés Gama solicita recuperação da Escola Liceu Ribamarense ll/Escola Militar do Corpo de Bombeiros 2 de Julho Parque Jair em Ribamar



O vereador Moisés Gama (PROS) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar, a Indicação nº 538/2021, solicitando à Prefeitura ribamarense, por meio da Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária -(SEMAV) e a Secretaria Municipal de Educação -(SEMED) a recuperação da Escola Municipal Liceu Ribamarense/Escola do Corpo de Bombeiros 2 de Julho , no bairro Parque Jair.

De acordo com o vereador, em sua justificativa, Moisés Gama destacou a importância da unidade escolar alegando, necessidade de ampla reforma  inclusive, que a escola não consegue suprir a quantidade de alunos devido ao aumento no número de vagas.

O parlamentar se mostrou bastante preocupado com o dia a dia dos alunos e dos docentes .“Além de valorizar a escola do bairro, vai melhorar também a qualidade de vida da comunidade escolar em vários sentidos, oferecendo um ambiente  seguro, melhorando ainda a autoestima da população”, concluiu.

Josimar diz que carta proposta por Flávio Dino foi ‘atestado de besta’

 


O deputado federal Josimar (PL) se manifestou, em entrevista exclusiva à Rádio Nova FM (93.1 MHz), na noite desta quinta-feira (25), pela primeira vez para comentar sobre a carta-compromisso, proposta em julho pelo governador Flávio Dino (PSB), com líderes partidários que compõem seu grupo político para definir os rumos da base aliada do governo.

Na época, após rascunhar as regras para a sucessão, o chefe do executivo procurou partidos, presidentes de poder, pré-candidatos da base e firmou, em reunião no Palácio dos Leões, o compromisso de indicar aquele que atendesse aos critérios estabelecidos em uma carta divulgada posteriormente nas redes sociais.

Josimar, que naquele período ainda integrava a base governista, explicou os motivos pelos quais não assinou o documento. Segundo ele, não tinha sentido assinar algo para uma escolha que já estava definida. “Não iria assinar um atestado de besta”, declarou.

Entrevistado no programa “Tá Na Pauta”, pelos apresentadores Flávio Chocolate, Thales Castro e Isaías Rocha, Josimar destacou ainda que dificilmente Flavio Dino não vai chegar em 2022 com sua base unidade, inclusive, dando a entender que o governador prometeu muito – e não cumpriu nada – passando a criar problemas para si mesmo.

“Para honrar meus compromissos, a minha palavra já basta”, concluiu.

Além de Josimar, a atração radiofônica também contou com a participação do Diretor de Ações Educacionais do o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Garigham Amarante e do vice-presidente da autarquia, Gabriel Medeiros Vilar.

Vereador Álvaro Pires deve relatar CPI dos Transportes


O vereador Álvaro Pires (PMN) deve ser o relator da CPI dos Transportes, instalada na quinta-feira, 25, pela Câmara Municipal de São Luís.

O presidente será Chico Carvalho (PSL), autor do requerimento de criação da comissão.

Os trabalhos devem começar apenas na próxima semana.

Na tarde de ontem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) declarou que está “ciente das decisões tomadas pela Câmara de Vereadores de São Luís” e disposta a cooperar com as investigações.

“O objetivo central da CPI é analisar a licitação e os contratos de concessão aos empresários para operarem o Sistema de Transporte. Nesse sentido, o SET se coloca à disposição para prestar os esclarecimentos necessários à comissão e cooperar da melhor forma para que tudo seja feito com transparência e responsabilidade”, destaca o comunicado (saiba mais)

Vereador Octávio Soeiro quer estender Programa Mais Renda às vítimas de violência doméstica

 Uma em cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência na pandemia no país

O intuito do vereador é contribuir para a independência financeira das mulheres vítimas de violência doméstica / Leonardo Mendonça

A Câmara Municipal de São Luís encaminhou uma indicação ao governo do estado, de autoria do vereador Octávio Soeiro (Podemos), com o objetivo de estender o Programa Mais Renda às mulheres vítimas de violência doméstica.

O Programa Mais Renda, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, oportuniza um aprendizado completo para pequenos empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com proposta, vítimas de violência doméstica passarão a ser contempladas.

“Nosso objetivo é oferecer capacitações, qualificações e equipamentos profissionais, que as permitam independência financeira e, consequentemente, fomentar serviços especializados para se romper o vínculo com relacionamentos abusivos e ciclos de violência”, declarou o vereador.

Dados da violência doméstica

Uma pesquisa publicada este ano pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelou que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid-19.

Eliziane comemora aprovação do piso salarial de enfermagem

 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (24), na forma de um substitutivo, o projeto de lei ((PL 2564/2020) que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira com emendas apresentadas pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). O texto será analisado agora pela Câmara dos Deputados.

Eliziane Gama destacou que a categoria tem lutado há décadas pelo reconhecimento de um piso salarial. Ela disse que a aprovação da matéria é fruto da resistência dos profissionais. A senadora lembrou da luta da categoria durante o período da pandemia de Covid-19 e afirmou que o projeto é uma forma de fazer justiça a enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

“Uma das categorias que mais lutou nessa pandemia conquistou um importante reconhecimento hoje no Senado, o piso salarial. Esses profissionais têm em seu trabalho uma verdadeira ação missionária. Agora a batalha é na Câmara”, disse a parlamentar do Cidadania, ao considerar a aprovação do projeto uma ‘vitória’ para a categoria.

A atuação de Eliziane Gama pela aprovação do projeto foi destacada por vários parlamentares em plenário, como o líder da Maioria, Renan Calheiros (MDB-AL), e o senador Eduardo Braga (MBD-AM) que elogiou o trabalho da senadora do Cidadania, o autor da proposta, Fabiano Contarato (Rede-ES), e a relatora da matéria, Zenaide Maia (PROS-RN)

O projeto inclui o piso salarial da categoria na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados

Zenaide disse na leitura do parecer que foram apresentadas 11 emendas ao projeto, das quais ela acatou quatro de forma parcial. Uma delas, da senadora Eliziane Gama, que estabeleceu o valor do piso para enfermeiros em R$ 4.750.  O valor da proposta original era de R$ 7.315, enquanto outra emenda sugeria o valor de R$ 3.500. Zenaide optou pelo valor intermediário, por considerá-lo ‘bem razoável’.

Eliziane Gama também apresentou outra sugestão, acatada pela relatora, para assegurar a manutenção dos salários vigentes superiores ao piso, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado. Zenaide disse que é uma forma de garantir a irredutibilidade do salário.

Com base em uma sugestão dos senadores Lasier Martins (Podemos-RS) e Eliziane Gama, o texto passou a prever a correção anual do piso com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Contarato agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MA), pelo fato de o projeto ter sido pautado para votação em plenário. Ele também elogiou o caráter humanista de Zenaide na construção de seu relatório e a disposição da senadora Eliziane Gama no auxílio para o entendimento a respeito do texto. O senador capixaba lembrou ainda que apresentou o projeto no dia 12 de maio do ano passado, data em que é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem


CPI do Banco Master é defendida pelo deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha afirmou que decidiu assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Ma...