
Por iniciativa do Ministério Público do Maranhão, foi realizada na quinta-feira (17), na sede das Promotorias de Justiça de Rosário, uma reunião para debater a atuação conjunta das instituições, poderes e órgãos públicos no combate à criminalidade no município de Rosário. O objetivo é promover a continuidade da integração institucional e implementar medidas preventivas e de repressão da criminalidade.
Participaram do encontro as promotoras de justiça Fabíola Fernandes Faheina Ferreira e Maria Cristina Lobato; o prefeito Calvet Filho; o delegado regional em exercício, José Souza; a titular da Delegacia Especializada da Mulher, Tatiana Porto; o comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Renato; o secretário municipal de Segurança Pública de Rosário, Paulo Eduardo; o comandante da Guarda Municipal de Rosário, Arles; e o diretor de Trânsito, Welligton Gomes.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, a promotora de justiça Fabíola Fernandes destacou a necessidade de continuidade da integração entre autoridades e instituições para o combate ao crime. “Observamos o aumento do número de crimes graves como assaltos e tráfico de drogas, inclusive com o uso de menores de idade na prática de atos infracionais. Diante desse cenário, precisamos fortalecer as ações de combate, com policiamento ostensivo, trabalho de inteligência para identificação dos autores dos crimes, dentre outras medidas”.
A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário indicou, ainda, a necessidade de estruturação das delegacias de polícia e da Polícia Militar. Outro ponto suscitado foi a necessidade de melhoria da iluminação pública da cidade e pavimentação das ruas.
Em seguida, a promotora de justiça Maria Cristina Lobato (1ª Promotoria de Justiça) enfatizou que o MPMA tem atuado de forma rápida nos pedidos feitos à Justiça pela Polícia e também apontou a importância de combate à poluição sonora pela Polícia Militar. Ela chamou a atenção para a necessidade da limpeza urbana. “Os espaços urbanos limpos facilitam o combate à criminalidade.
Na avaliação do comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Renato, apesar da necessidade de maior contingente de policiais para cobrir a cidade de Rosário, que tem mais de 43 mil habitantes, o trabalho da instituição é constante. “A Polícia Militar vem atuando de forma intensa na repressão dos crimes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário